Fer. da Beira, 2-Desp. Maputo, 0 Assim sim, vale a pena!
O JOGO entre o Ferroviário da Beira e o Desportivo de Maputo foi de facto uma verdadeira partida de futebol. As duas equipas, que lutam pelos lugares cimeiros, bateram-se ao longo dos 90 em busca dos três pontos. Venceu o Ferroviário que estava a jogar em casa, ante um adversário que, diga-se em abono da verdade, foi um digno vencido, pois teve atitude e valorizou o espectáculo, mesmo tendo perdido.
A turma da casa entrou de rompante e marcou logo aos três minutos através de um pontapé de canto cobrado por Gildo e a ser correspondido positivamente por Belito para o gáudio dos beirenses. Estava feito o primeiro golo da partida. O golo madrugador dos beirenses criou algum desnorte na turma “alvi-negra”. Os “locomotivas” aproveitaram para jogar a seu bel-prazer e criarem lances de perigo. Aos seis minutos, Belito ficou isolado, mas fez o pior rematando para a figura do guardião Elton.
Depois desse lance, a turma de Uzaras Mohamed foi à procura de melhor entrosamento e, fruto da sua melhor organização, conseguiu equilibrar a contenda. Numa jogada de contra-ataque, os locais ganharam uma falta à entrada da área. Gildo fez um centro e Tsepo saltou mais alto que os defensores visitantes para a defesa incompleta de Elton naquela que foi a melhor defesa do jogo. Mesmo assim, os “alvi-negros” não baixaram os braços. Foram à procura do golo de empate, mas os atacantes estavam num dia “não” porque não conseguiram concretizar as oportunidades criadas. E com este resulto de uma zero a favor dos donos da casa foi-se ao intervalo.
No reatamento, os “locomotivas” entraram a pressionar, como fruto disso, Fabrice fez 2-0 depois de muita confusão na grande área de Elton resultante de um canto cobrado por Gildo, isto aos 79 da contenda.Com o resultado a seu desfavor, os visitantes correram atrás do prejuízo e aos 85.
minutos o recém entrado Joca cara-a-cara com Soarito remata frouxo, naquela que era a melhor oportunidade para reduzir a desvantagem. Depois disso, assistiu-se a uma partida bastante animada, mas as duas equipa não conseguiam traduzir os seus intentos em golos. O juiz e seus pares estiveram bem.
FICHA TECNICA
ÁRBITRO: Samuel Chirindza, auxiliado por Osvaldo de Jesus e Carlos Guambe. Afonso Xavier foi o quarto.
FER.BEIRA: Soarito; Moniz, Eminem, Cufa, Edson; Thomas Nyirenda, Paíto (Maninho), Fabrice; Belito (Nelito) e Tsepo (Tsepo).
DESP.MAPUTO: Elton; Sidique, Laque, Dário Khan, Orlando; Infren (Rachid), Jojó (Joca), Danito Parruque, Calton; Jossias (Henriques) e Cris.
DISCIPLINA: Amarelos para Jojó e Orlando, ambos do Desportivo de Maputo.
Laiton Sifa
Fonte:Jornal Noticias