Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

EXCURSSIONISTAS “LOCOMOTIVAS” ÀSONGO: VALEU A PENA

 

PERTO de 500 excursionistas, entre sócios e adeptos, viajaram de comboio da Beira àSongo, no passado sábado, afim de apoiarem o Ferroviário no jogo que realizou e venceu, por 0-1, a União Desportiva local, o que lhe valeu a conquista inédita do título nacional de futebol.

 

Foram cerca de 32 horas de viagem, Beira-Moatize-Songo e vice-versa, em cinco carruagens disponibilizadas pelos Caminhos de Ferro de Moçambique, o patrocinador oficial do Ferroviario da Beira, dispondo de comes e bebes para todos os viajantes.

 

 

Os excursionistas saíram da Beira na manhã de sábado e chegaram àMoatize ameia-noite, de onde pela manhã de domingo partiram deautocarros e outras viaturas para a vila doSongo. Logo depois do jogo, já em ambiente festivo, regressaram à Moatize, onde iniciaram a viagem de volta, perto da meia-noite, chegando àBeira ao princípio da tarde de ontem.

 

Daniel Simango, um dos adeptos, considerou de maravilhosa a viagem. Agradeceu o investimento que o clube fez para levar cerca de 500 pessoas com alimentação e bebidas para todos.

 

Mas valeu a pena o investimento que o clube fez. Não foi fácil. O adversário pressionou-nos bastante. Esta viagem não foi de turismo como muitos podem pensar. Foi também gratificante sentirmos que tínhamos apoios de outras províncias como Zambézia, Manica e mesmo de Tete. Foi um momento de alento no meio de tantas dificuldades pelas quais passámos. Esquecemos, por algum momento, os nossos problemas. Quanto a conquista do campeonato, eu diria que a nossa humildade ajudou-nos. Agradeço também a presença da comunicação social. Sofreram connosco com toda a paciência”.   

 

Cátia Manuel, por seu turno, disse que estava muito emocionada pela vitória conseguida no Songo e que valeu o investimento do clube, o que resultou na conquista do campeão nacional.

 

Viajámossem problemas evamos continuar com a festa na Beira”, prometeu.

 

Januário Sengo foi outro excursionista que ouvimos. Este começou por dizer que gostou imenso da vitória no Songo. “Tínhamos sede de trazer a vitória para casa. Éramos gozados pelos adeptos de outros clubes. Estou muito orgulhoso. Dedico o título à minha família e aos próprios jogadores”. Sobre o jogo de domingo, Sengo não poupou o árbitro, considerando-o tendencioso, sobretudo, no tempo de prolongamento que deu. Também queixou-se de o árbitro ter cortado algumas jogadas que podiam resultar em mais golos para o Ferroviário.

 

Dulce Zaqueu, antiga basquetista do clube, pronunciou-se por seu turno nos seguintes termos:

 

Gostei, porque conseguimos alcançar o nosso objectivo de ganhar o jogo. Mas quando íamos eu disse que vamos ganhar. Foi o meu prognóstico. Graças a Deus aconteceu. Foi um jogo difícil. Foi também triste, porque quando entrámosno campo puseram-nos debaixo do Sol, mas acabámosnão sentindo nada”. Sobre o jogo, Cátia defendeu que “o árbitro queria facilitar o adversário, mas Deus estava connosco e concedeu-nos a vitória e somos pela primeira vez campeões nacionais”.

 

Sobre a sua motivação para fazer esta excursão e outras viagens que tem feito acompanhando a equipa, respondeu que era filha do Ferroviário, porque nasceu e cresceu no clube. Revelou então que tinha jogado mini-básquetee básquete nos anos 80.

 

 

O regresso dos excursionistas à Beira foi outro momento de muita festa. Por todos os locais por onde a locomotiva passou enquanto entrava na cidade da Beira, muitas pessoas paravam e acenavam até a sua paragem nas estação dos CFM.

 

Neste local viveram-se também momentos festivos, pois, eram muitas as pessoas que aguardavam os excursionistas entre familiares, amigos e outros com muita música, cânticos e danças, exaltando o feito do Ferroviário da Beira.

 

Para o princípio da noite aguardava-se outro momento de muitas emoções, pois, estava prevista a chegada dos artistas ao Aeroporto Internacional da Beira.

 

No domingo, logo que soube da vitória do Ferroviário no Songo, a governadora Helena Taipo lançou um apelo para que as pessoas se fizessem presentes ao aeroporto para receberem os novos campeões nacionais de futebol.

 

 

Fonte:Jornal Noticias