Embates electrizantes no acerto do calendário

TRÊS jogos acertam esta tarde o calendário da nona jornada do Campeonato Nacional de Futebol, Moçambola-2014, com destaque para o despique entre os rivais Desportivo de Maputo-Liga Muçulmana, marcado para as 15.00 horas no Estádio Nacional do Zimpeto.Zimpeto volta, assim, a ser palco de um grande duelo em menos de uma semana, depois de no sábado os “alvi-negros” terem derrotado o rival Maxaquene por 1-0 numa grande partida de futebol.
Hoje a história é outra, ou seja, pode ser escrita em letras bem diferentes, pois o adversário é a Liga Muçulmana, campeã nacional e líder destacada da prova.
Para os “muçulmanos” uma vitória pode significar um voo rasante rumo ao objectivo-mor da temporada: revalidação do título, enquanto para o Desportivo um triunfo seria o acalentar das esperanças de lutar por algo que foge desde 2006.
São duas equipas em grande forma e acima de tudo muito motivadas, isto se se tiver em conta os últimos resultados obtidos.No norte o ferro irá aguçar-se com ferro. Há “clássico” opondo os Ferroviários de Nampula e da Beira. Depois do bom arranque, o que fez com que chegasse a liderar de forma isolada o Moçambola, o Ferroviário de Nampula tem vindo a registar uma preocupante queda de rendimento que resultou em quatro jornadas consecutivas sem vencer.
Em relação à equipa do Chiveve aconteceu o inverso, dado que entrou em falso para a presente edição do Moçambola, com derrotas e empates consentidos pelo meio. Mas esta tarde, no Estádio 25 de Junho, não se sabe o que pode acontecer, dado que ninguém quer deixar fugir os três preciosos pontos.
Ainda no norte do país, mais concretamente em Pemba, o Ferroviário local, que continua atrás da primeira vitória no Moçambola, recebe o colosso Costa do Sol. Tendo em conta aquilo que são os objectivos das duas equipas na prova (o Ferroviário luta pela manutenção e o Costa do Sol pelo título) pode se dizer que estão a fazer uma campanha muito aquém das expectativas, sendo que a pausa promovida pelos jogos da Selecção Nacional poderá ter sido importante para refrescar física e mentalmente os artistas.
Os “canarinhos” são claramente favoritos, mas o Ferroviário de Pemba já provou que em sua casa é capaz de travar qualquer equipa. Que o digam Maxaquene e o Desportivo de Maputo, que se contentaram com um empate naquela parcela do país.
Todos os desafios têm início às 15:00 horas e completam a nona ronda.
Fonte:Jornal Noticias