Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

É preciso implementar o plano de acção nacional

 

CAIU sexta-feira o pano sobre o 1.º Seminário de Consulta das Partes Interessadas: “Anti-doping com Valor Chave no Desporto Moçambicano”, e o Ministro da Juventude e Desporto (MJD), Alberto Nkutumula, deixou como ponto essencial a implementação do documento esboçado durante os três dias de encontro (23, 24 e 25 de Novembro).

 

Paralelamente aos resultados advindos deste histórico I Seminário de Consulta de Partes Interessadas: Anti-Doping Como Valor-Chave no Desporto Moçambicano, deixamos manifesta a nossa maior recomendação de ver, a breve trecho, elaborado e implementado o plano de acção a nível nacional, evitando todo e qualquer acto de procrastinação”, afirmou.

 

Alberto Nkutumula afirmou que o balanço é positivo. “Depois de três dias de trabalho árduo, chegamos a estes derradeiros momentos do nosso seminário, reconfortados e motivados pelos resultados dos debates aqui havidos, em torno de temas de capital importância para a vida dos nossos atletas e do desporto nacional em geral”, comentou.

 

Acrescentou que a protecção do atleta, o principal objecto do desporto, ficou aqui salvaguardada. “Já no primeiro dia dos nossos trabalhos, destacávamos o facto de o nosso país estar preocupado, acima de tudo, em proteger o maior valor que o desporto possui, o atleta. É justamente nesse objectivo onde reside o nosso sentimento de reconforto, pois agora, através das ideias aqui afloradas, está aberto um caminho viável para o alcance de um ambiente desportivo são, capaz de garantir um bem-estar físico e psicológico nas competições”, frisou.

 

Refira-se que foram abordados diferentes temas sobre “doping” (Doping No Desporto E Seus Efeitos Nocivos: Definição de Doping, Substâncias Proibidas e Métodos de Controlo E Prevenção), “Anti-Doping Em Moçambique: História, Desafios e Oportunidades”, tendo cada um deles sido alvo de uma profunda reflexão.

 

O evento foi promovido pelo MJD em parceria com a Agência Nacional de Anti-Dopagem (AMOCAD) e UNESCO.

 

DEOLINDA NGULELA NOMEADA EMBAIXADORA

 

A BASQUETISTA moçambicana Deolinda Ngulela foi nomeada embaixadora no combate “anti-doping” em Moçambique. O anúncio foi feito pelo Ministro da Juventude e Desporto, Alberto Nkutumula, que argumentou a escolha da atleta por esta ser um exemplo de desportista disciplinada, competente e que muitas alegrias deu ao país a nível nacional e internacional nas suas passagens pela selecção e pelos clubes, onde foi campeã africana.

 

Deolinda Ngulela é um bom exemplo para o nosso desporto. Ela será a imagem nessa luta de combate ao “doping”. Tem qualidade para incutir valores de ética, disciplina e de empenho no desporto às crianças e capitalizar a sua influência à causa do desporto sem “doping”, disse.

 

Por sua vez, Deolinda Ngulela manifestou-se surpreendida e ao mesmo tempo honrada por tamanha nomeação. 

 

É uma grande responsabilidade ter sido nomeada embaixadora de um problema que abrange o desporto em todo o mundo. Estou ciente de que tenho de fazer um trabalho de educação dos atletas. Instrui-los para que não caiam em situações de “doping”, pois este tem sido o calcanhar de Aquiles e está na hora de inverter o cenário para termos um desporto mais saudável”, disse.

 

Refira-se que Deolinda Ngulela é actualmente treinadora e jogadora da equipa feminina do Costa do Sol e durante a sua carreira tem destaques de proa o facto de ter sido tricampeã africana de clubes pela Académica, Desportivo de Maputo e Liga Desportiva de Maputo. Na selecção foi vice-campeã no Afrobasket-2013, o que lhe valeu a participação no Mundial da Turquia-2014. 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.