É nossa obrigação estarmos no Mali!
Esta é a convicção de Franscisco Mabjaia, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) quanto à eliminatória de “Afrobasket” feminino.
Para tal, Moçambique deverá ultrapassar os combinados de África do Sul e Zimbabwe, a partir de amanhã, competição que termina no domingo. A reunião técnica poderá acontecer na noite de hoje, depois da chegada dos Comissários da FIBA. A fase final será em Mali, a partir de Setembro.
Ainda assim, Mabjaia prefere que os jogos sejam realizados no período das 18-20horas. Haverá apenas uma partida por dia, numa prova em que será disputada no sistema de todos contra todos, em duas voltas. Apenas uma equipa qualifica-se ao “Afrobasket” de Mali.
O combinado nacional começou a treinar no dia 19 de Março. Os trabalhos irão continuar até ao último dia. Hoje estão previstos trabalhos matinais e vespertinos. Amanhã, dia do início da prova, prevê-se que a equipa também treine.
Para já, Rute Muianga, Deonilde Cuambe e Ingvild Mucauro não estarão presentes por diversas razões. As duas primeiras não estarão disponíveis por lesão, enquanto a capitã das “locomotivas” foi dispensada por motivos académicos.
Deanof Potompuanha
Fonte:Desafio