Dominguez campeão sul-africano
O MAMELODI Sundowns do internacional moçambicano Dominguez conquistou, na noite de terça-feira, o título de campeão sul-africano de futebol, após golear o SuperSport United, por 3-0, antiga equipa do “puto-maravilha”.
É o sexto título do Sundowns (número recorde no futebol sul-africano pós-Apartheid) depois dos êxitos de 1998, 1999, 2000, 2006 e 2007. Portanto, os “canarinhos” conquistam um campeonato sete anos depois.
Dominguez fez 90 minutos no Loftus Versfeld em Pretória, estádio que tinha lotação esgotada. Aliás, este desafio constituía o “derby” da capital sul-africana. O moçambicano viu os companheiros Moriri (48´), Modise (61´) e Malajila (73´) a orquestrarem a vitória e a consequente conquista do “canecão”.
Ao cabo de 29 rondas, a equipa de Dominguez soma neste momento 64 pontos, mais quatro que o segundo classificado Kaizer Chiefs (que “bateu” a Universidade de Pretória, por 1-0), a apenas uma jornada do fim.
O Orlando Pirates, de Hélder Pelembe, há muito fora da corrida ao título, empatou a uma bola diante do Free States Stars, com o golo dos “alvi-negros” a ser apontado por Gcaba, aos 68 minutos. O moçambicano não saiu do banco.
A turma de Joanesburgo continua em quarto lugar, com 43 pontos, os mesmos do Bloemfontein Celtic, na posição imediatamente a seguir. Nesta ronda, a equipa de Mangaung (Bloemfontein Celtic) derrotou o Ajax Cape Town, do moçambicano Telinho, impedido de dar contributo devido à uma lesão.
É a terceira vez que Dominguez se sagra campeão na África do Sul, depois dos sucessos de 2008 e 2009, ao serviço de SuperSport United, sua porta de entrada no futebol do país vizinho.
Fonte:Jornal Noticias