Domingos Langa novo presidente
DOMINGOS Langa foi sábado eleito novo presidente da Federação Moçambicana de Xadrez (FMX) no culminar da Assembleia-Geral convocada para o efeito. A reunião magna aprovou também o relatório de actividades e contas dos quatro anos de mandato da Direcção cessante, liderada por Selma Simango.
Langa regressa à presidência da FMX passados sensivelmente 15 anos, depois de ter sido eleito pela primeira vez ao cargo em 1998, para um mandato de três anos. O novo timoneiro federativo foi eleito com um total de sete votos, contra três de Pedro Chambule, que também pretendia regressar ao cargo depois de ter presidido a FMX de 2005 a 2012 e um de Selma Simango, que concorria para a sua própria sucessão.
A vitória de Domingos Langa, antes propalada nas hostes dos praticantes da modalidade, resulta em grande medida do trabalho que vem realizando à frente da Academia de Xadrez da Matola, agremiação que, para além de promover acções de formação e projectando talentos para as competições oficiais ao nível nacional e internacional, tem estado a distribuir material gratuitamente nos diversos estabelecimentos de ensinos público e privado em todo o país e outras entidades ligadas ao desporto.
Langa quer transportar a experiência da academia para a FMX com o objectivo de impulsionar a prática da modalidade em todo o país, o que abrirá espaço para o despertar de mais talentos, reforçando, por essa via, o quadro competitivo nacional com envolvimento de mais jogadores e escalões, contribuindo assim para o desenvolvimento da modalidade.
“Quero aqui deixar a promessa de levar a prática da modalidade para todo o país, resgatar os campeonatos dos escalões de formação, com destaque para os infantis, e introduzir os torneios “online” para reduzir a distância entre os praticantes da modalidade ao nível nacional. O xadrez, sendo uma modalidade que não tem idade, deve ser praticado por todos moçambicanos”, elucidou Langa.
Fonte:Jornal Noticias