Domingo memorável no Zimpeto

HÁ muito tempo que não se assistia a uma festa com a dimensão daquela que tomou conta do Estádio Nacional do Zimpeto na tarde de domingo.
Antes, durante e depois do desafio entre Moçambique e Tanzania, que resultou numa vitória, por 2-1, e consequente apuramento da equipa moçambicana para a fase de grupos de qualificação para o CAN-Marrocos 2015, o imponente Zimpeto esteve pintado de vermelho, amarelo e preto, as cores dominantes da bandeira nacional.
Para se ter uma ideia da festa que caracterizou o Zimpeto é preciso recuar ao 23 de Abril de 2011, dia da inauguração do estádio, para se ver as bancadas lotadas. Não havia espaço para uma “agulha”. A capacidade do estádio, 42 mil espectadores, foi superada, pois houve quem ficou de pé.
Desde muito cedo, percebeu-se que a tarde de domingo não seria igual a tantas outras. A rumaria ao Zimpeto iniciou perto das 11.00 horas. Todos os caminhos iam dar ao Zimpeto. De bandeiras, cachecóis em punho, milhares de adeptos empolerados nas suas viaturas e outras em transportes públicos anteciparam uma festa que depois do jogo viria a ganhar contornos gigantescos.
Uma explosão de alegria caracterizou por horas o Zimpeto e prolongou-se pelas imediações e outras artérias da cidade. Mas antes de arredarem pé do estádio, centenas de pessoas aglomeraram-se à volta do autocarro dos “Mambas”. Aguardavam pela saída dos jogadores para renderem-lhes a última homenagem, enquanto isso dezenas de militares faziam um cordão para que os jogadores caminhassem para o autocarro sem que fossem “atacados” pelos descontrolados fãs.

A tarde de 3 de Agosto de 2014 é daquelas que vale a pena recordar como uma das mais alegres do futebol moçambicano. O público foi enorme, mostrando um alto sentido de patriotismo e que está do lado dos “Mambas”, mesmo tendo em conta que nos últimos tempos os resultados não têm sido muito famosos. Ainda bem que adeptos e “Mambas” voltaram a fumar o cachimbo da paz!
Entretanto, jogadores e dirigentes, ouvidos pelo “Notícias”, foram unânimes em afirmar que foi uma partida bastante complicada, mas que o sofrimento valeu a pena, pois os “Mambas” conseguiram o apuramento para a fase de grupos, o grande objectivo até então.
Fonte:Jornal Noticias