Divisão de Honra arranca a 23 de Abril
ARRANCA a 23 de Abril próximo, nas três zonas do país, o Campeonato Nacional da II Divisão, também denominada Divisão de Honra, com o envolvimento de 29 equipas, sendo 11 do centro, dez do sul e oito do norte.
No sul tomarão parte da competição a Académica, Matchedje e 1.º de Maio (cidade de Maputo). O Incomáti de Xinavane, Clube dos Amigos da Matola e Ntumbuluku (província de Maputo). Associação Desportiva do Chókwè, Ferroviário de Xai-Xai e Associação Desportiva de Macuácua (Gaza) e Palmeiras de Homoíne (Inhambane).
No centro irão disputar a prova a Universidade Pedagógica, Pipeline e Textáfrica (Manica). Ferroviários de Quelimane e de Mocuba e o Sporting de Quelimane (Zambézia). Achawa FC e Angónia (Tete). Sporting, Estrela Vermelha e Têxtil de Púnguè (Sofala).
Na zona norte teremos a Liga Desportiva, Ferroviário e Associação Desportiva, todos de Pemba (Cabo Delgado). Angoche FC e Benfica (Nampula). Ferroviário, Águias Especiais e Universidade Pedagógica de Lichinga.
A prova disputar-se-á no sistema clássico de todos-contra-todos em duas voltas, transitando para o Moçambola o primeiro classificado de cada região.
Este é o regresso da II Divisão sete anos depois. A Federação Moçambicana de Futebol (FMF), entidade que gere a prova, interrompeu esta competição alegando problemas de fundos e falta de sustentabilidade da prova.
Este ano a FMF prevê anunciar para breve o patrocinador oficial da prova. A reintrodução da II Divisão faz parte das promessas eleitorais do actual elenco federativo, encabeçado por Alberto Simango Jr.
A prova prolongar-se-á até Outubro, revogando expressamente as “poules” de apuramento zonais, competições que envolviam campeões e vice-campeões provinciais de cada zona.
JOGOS DA PRIMEIRA JORNADA
ZONA SUL
AD. Chókwè-1.º Maio de Maputo
Amigos da Matola-Ntumbuluku
Ferroviário de Gaza-AD Macuácua
Plameiras de Homoíne-Incomáti
Académica-Matchedje
CENTRO
UP de Manica-Pipeline de Manica
Textáfrica-Ferrovário de Quelimane
Sporting de Quelimane-Estrela Ver. Beira
Ferroviário de Mocuba-Sporting da Beira
Angónia-Textil de Púnguè
Fica de fora o Achawa FC, de Tete.
NORTE
Liga Desportiva de Pemba-Águias Especiais
Angoche-UP de Lichinga
Benfica de Nampula-Ferroviário de Pemba
Ferroviário de Lichinga-AD Pemba
Fonte:Jornal Noticias