Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

DIRECTOR-GERAL DO INADE, NO ENCARRAMENTO DO CURSO DE MEDICINA DESPORTIVA: Estamos satisfeitos e orgulhosos

 

O DIRECTOR-GERAL do Instituto Nacional do Desporto (INADE), António Munguambe, deixou rasgados elogios aos 41 cursantes no encerramento ontem, em Maputo, do curso de Medicina Desportiva.

 

O relatório que recebi em relação ao vosso rendimento é muito bom. Fiquei com a sensação de que fomos de encontro com as vossas expectativas. Isso deixa-nos orgulhosos e satisfeitos”, disse.

 

Afirmou que as notas obtidas pelos participantes deixaram muitas boas indicações. “Pelas vossas perfomances todos tiveram um bom aproveitamento. Mas também é preciso reconhecer o trabalho dos formadores, porque sem eles não teríamos atingido tão bom nível qualitativo”, considerou.

 

Para um futuro a curto prazo, o director-geral do INADE deixou dois desafios aos cursantes. “Nós temos o Programa de Medicina Desportiva. Gostaríamos que cada um de vocês desse o seu contributo. Não é concebível que haja atletas de selecções que nunca tenham passado por uma inspecção médica. Se isso acontece é porque o sistema falhou. Não há sensibilidade dos clubes, nem das federações, porque jamais teriam os inscrito. Temos de ganhar essa cultura. Conto com vocês. É verdade que os meios que temos são poucos, mas é só usarmos de forma racional”, comentou, ajuntado que é preciso fazer uso da capacidade instalada.

 

O segundo desafio colocado por Munguambe é a criação de uma associação de massagistas. “É necessário que criem uma associação e nós anunciamos desde já a nossa pré-disposição para colaborar”, disse para em seguida explicar que a criação de uma associação irá permitir uma maior interacção a todo momento a nível nacional.

 

Refira-se que participaram no curso pessoas ligadas à área vindas das províncias de Manica, Nampula, Gaza, sendo que a maioria é da cidade Maputo. Participaram ainda dois cursantes cubanos.

 

Fonte:Jornal Noticias