Desporto escolar e manutenção de instalações como prioridade
O Governo já definiu as três principais prioridades para melhorar a qualidade do desporto que se prática no país e quiçá contribuir para o melhoramento dos resultados que têm vindo a escassear. Para este é necessário que se intensifique o movimento desportivo nas escolas do país através da formação de professores de educação física e jovens atletas, aliado à introdução de competições escolares regulares, para além de construção ou reabilitação de infra-estruturas, com enfoque na reserva e terraplanagem de espaços para a prática desportiva.
A decisão foi tornada pública pelo ministro do sector, Alberto Nkutumula, no final do 16° Conselho Coordenador daquele ministério que decorreu entre quinta e sexta-feira sob o lema“Juventude e Desporto: Unidos na Preservação da Paz rum ao Progresso”.
Os quadros do MJD decidiram pela intensificação do movimento desportivo nas escolas do país através da formação de professores de educação física e jovens atletas e a criação de um movimento permanente nas escolas com introdução de competições regulares entre turmas.
Acredita-se que só se o governo, através de uma melhor coordenação entre o sector de educação – é onde os jovens passam maior parte do tempo – e a Juventude e Desporto – é responsável pelo desporto no território nacional –, realizar acções que culminem com a transformação do desporto escolar no centro da actuação ministerial é que se pode augurar dias melhores.
Com isso ficaria garantida, de acordo com Nkutumula, a abundância de atletas talentosos para posteriormente serem seleccionados para competições internacionais, sendo que a nível das províncias, decidiu-se pela criação de clubes escolares para competir regularmente entre turmas, escolas e distritos, com um calendário previamente aprovado.
Estascompetições regulares entre turmas, escolas, distritos e provinciais iriam culminar com uma participação dos alunos-atletas no Festival dos Jogos Escolares realizado em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.
Para o Instituto Nacional do Desporto (INADE) a estratégia de Implementação da Politica do Desporto tem como uma das acções estratégicas o desenvolvimento de um quadro competetivo regular em todas as instituições de ensino atraibuindo-se, desta forma, ao sector da educação, o papel determinante na massificação e na formação desportiva "de modo a cobrir a lacuna deixada pelos clubes nacionais que têm apostado mais na alta competição".
O INADE defendeu, na sua apresentaçao, que as instituições de formação de professores devem ser envolvidas nas acções de formação de agentes desportivos. Por essa via espera-se que os cursos de desporto para o desenvolvimento e os níveis I e II das federações desportivas nacionais, destinados para a iniciação desportiva passem a ser destinados a professores que actuam no desporto escolar e sejam ministrados pela respectiva federação desportiva nacional.
Fonte:Desafio