Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Desporto em voga na efeméride

TICO-TICO.png

 

AS comemorações dos 40 anos da independência nacional que se assinala a 25 do mês em curso serão marcadas por uma vasta gama de actividades desportivas, destacando-se a realização do jogo entre as velhas glórias de Moçambique e de Angola, dia 27, em Maputo, e o triatlo, 04 de Julho, em Bilene.

 

Segundo o director-geral do INADE, António Munguambe, os 40 anos da independência serão marcados pelo desporto em dois planos, o nacional/internacional e o local, ou seja, a nível das províncias.

 

O objectivo de todo esse movimento, segundo Munguambe, é associar o desportivo à efeméride e permitir o que os desportistas dêem o seu contributo nas festividades daquele que é um dos maiores momentos da história do país.

 

O Governo, prosseguiu Munguambe, pretende, através do desporto, promover um espaço de convívio entre os moçambicanos, utilizá-lo como um instrumento de desenvolvimento e da unidade nacional, bem como valorizar as nossas referências nesta área.

 

É neste contexto que está programado o jogo entre as selecções nacionais de veteranos de Moçambique e Angola para as 15.00 horas de 27 de Junho, no Estádio 1.º de Maio Standard Bank, na capital do país.

 

O jogo vai juntar atletas que marcaram gerações nos dois países, destacando-se Chababe, Calton, Orlando, Geraldo e Chiquinho Conde, Tico-Tico, Dário Monteiro, Zé Augusto entre outros, do lado moçambicano.

 

Os angolanos irão trazer os bem conhecidos Akwá, Mantorras, Paulão, Mauro, Marito, André Makanga, Flávio, Kalí, entre outros.

 

Esta partida será antecedida pela realização da final da Taça Maputo em seniores femininos que está a decorrer sob os auspícios da Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM), uma prova que também está no contexto dos 40 anos do país.

 

Outra actividade é a prova de triatlo que irá decorrer no Bilene, província de Gaza, a 4 de Julho. A prova é organizada pela Federação Moçambicana da modalidade, com o patrocínio dos operadores turísticos daquela parcela da província de Gaza.

 

A prova é de carácter internacional, ou seja, poderão participar moçambicanos e estrangeiros em várias categorias e escalões.

 

As modalidades são o atletismo, natação e ciclismo. Em atletismo, os participantes farão uma corrida de 1500 metros. Em natação 20 metros e 20 quilómetros de ciclismo.

 

A competição está aberta a seniores, juniores, veteranos e crianças dos 7 a 12 anos. As inscrições já iniciaram via online, através de um website disponibilizado pelos organizadores para o efeito.

 

A taxa de inscrição é de 1900 meticais para os nacionais e 2400 para estrangeiros. Ambos os pacotes incluem o pequeno-almoço, almoço e lance para além dos primeiros socorros.

 

Segundo os organizadores, o objectivo é repetir este tipo de iniciativa noutros cantos do país, incluindo as províncias ou distritos do interior.

 

António Munguambe frisou que nestas duas competições, o papel do Ministério da Juventude e Desportos será de dar o apoio técnico e metodológico aos organizadores.

 

Salientou ainda que nos dois eventos se espera uma onda de solidariedade para com as vítimas da cheias, sendo que para o efeito se apela que os atletas e os espectadores tragam consigo artigos e produtos não perecíveis para doar ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), para, por sua vez, canalizar aos que precisam.

 

Ainda no contexto das comemorações dos 40 anos da independência, a 4 de Julho teremos uma partida entre jornalistas e membros do Governo e funcionários seniores do Estado.

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.