Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Desportivo e Estrela vão lutar pelo regresso debaixo de uma forte concorrência da ADM

 

Realiza-se esta quarta-feira, na sede da FMF, o sorteio da Segunda Divisão em futebol, prova cujo arranque está agendado para o dia 22 de Abril. Técnicos e representantes das equipas – Zona Sul – falam dos objectivos dos seus conjuntos nesta Poule de Apuramento ao Moçambola-2019, prevendo-se luta renhida entre Desportivo e Estrela, com forte concorrência da Associação Desportiva do Macuácua (ADM).

 

A Federação Moçambicana de Futebol – FMF- definiu o dia 22 de Abril como a data do arranque do Campeonato Nacional da Segunda Divisão - competição que é disputada em fazes zonais – que deverá apurar os três representantes zonais para o Moçambola-2019. Adiada a primeira data, que seria o dia 7 do mesmo mês, a FMF, através do seu secretário-geral, Filipe Johane, adiantou que questões organizacionais ditaram este adiamento no mesmo diapasão que subscreveu estarem já confirmadas as equipas que irão perfilar na maratona da “segundona”.

 

Até lá, o desafio levará uma série de três reportagens, em três edições, apresentando a panorâmica das equipas das três zonas que a partir do próximo mês irão travar a dura batalha de acesso à fina-flor nacional da modalidade rainha. Mera coincidência, esta semana apresentamos a Zona Sul, que têm no histórico Desportivo e Estrela Vermelha, ambos de Maputo, como potenciais candidatos à subida, sem, no entanto, descurar a Associação Desportiva de Macuácua (ADM), que já veio a público, na voz do respectivo presidente e patrono, Timóteo Fuel, manifestar o ensejo de regressar ao Moçambola, depois dos dessabores da época passada.

 

Mas no futebol não conta a história e o passado. Conta sim, seguramente, o presente, a estrutura organizacional da equipa, apoiada pela condição financeira, esta que é o grande enclave de quase todas os conjuntos desta divisão, para não falar do Moçambola!  O Desportivo de Maputo, Estrela Vermelha ou ADM sabem que para lograr o objectivo de entrar para o Moçambola terão de prová-lo no campo, como disse Dário Monteiro ou Rogério Marianni, timoneiros dos alvi-negros ealaranjados da capital, respectivamente, ouvidos pelo nosso jornal. Estão confirmadas ainda pela cidade de Maputo as tradicionais equipas das Águias Especiais e Académica. Representando a província de Maputo estão o Clube da Manhiça, Associação Ntumbuluku FC e a Esfa Futebol Clube.

 

Despromovida na época passada do Moçambola como representante da província de Gaza, a Associação Desportiva de Macuácua far-se-á acompanhada na Divisão de Honra pelos também tradicionais Clube de Gaza e Ferroviário de Gaza.

 

Gilberto Guibunda

 

 

Fonte:Desafio