DESPORTIVO DE MAPUTO, 0-FERROVIÁRIO DA BEIRA, 0: Até de penalte…
ISSO mesmo! Para aquilo que o Desportivo e o Ferroviário da Beira apresentaram, na tarde de ontem, no campo do Costa do Sol, mesmo se o árbitro tivesse prolongando o jogo por mais 90 minutos, ninguém marcaria.
Ninguém marcaria porque os avançados estavam de férias, ao ponto de até um penalte não ser convertido em golo.
Mas, vale a pena começar de baixo para cima. A partida inicia-se com o Ferroviário da Beira atirado ao ataque, procurando surpreender a defensiva “alvi-negra” ainda antes de se entrosar.
Logo aos cinco minutos há um remate de Mário na direita que bate na malha lateral. Dois minutos volvidos, o mesmo jogador atirou forte, de cá do meio da rua, mas por cima.
O Desportivo optou por fazer um jogo directo, com toda a equipa a jogar para Lalá, o homem mais adiantado. Doutro lado, o Ferroviário da Beira, mesmo com muita bola e muitos ataques, não conseguia criar um verdadeiro perigo para Wilson.
Aos 14 minutos, Mário voltou a estar em destaque, ao rematar para uma defesa segura do guardião do Desportivo, e pouco depois foi Elísio que tentou a sua sorte de longe, mas Wilson voltou a deter o esférico.
O Ferroviário carregava, mandava no jogo, pois o adversário estava um tanto ou quanto apático, com tantas perdas de bola no meio-campo. Aos 27 minutos, há uma triangulação entre Fabrice, Mário e Maninho que culmina com o remate deste último que ficou nas mãos de Wilson.
Aos 38 minutos, o momento do jogo. Mambucho, na tentativa de fazer um alívio, joga a bola com a mão na área e o árbitro assinala uma grande penalidade para o Desportivo, desperdiçada por Lanito, que permitiu a defesa de Willard.
O avançado “alvi-negro” tentou redimir-se à beira do intervalo, naquele remate em arco com selo de golo cortado por Mambucho, quando ía em direcção às redes “locomotivas”.
Foi-se ao intervalo, e no segundo tempo a qualidade do espectáculo deteriorou-se, com as duas formações a fazerem um jogo viril com a complacência do árbitro.
Aos 69 minutos há uma falta sobre Infren na área, mas o árbitro fez vista grossa, evitando assinalar o segundo penalte para o Desportivo.
O lance mais vistoso surgiu a sete minutos dos 90, quando Jacob apareceu isolado na área “alvi-negra” a rematar para uma enorme defesa de Wilson.
Celso Alvação e sua equipa cometeram muitos erros, tendo deixado passar muitas faltas, para além de não ter admoestado alguns jogadores que violaram grosseiramente as leis de jogo.
FICHA TÉCNICA
ÁRBITRO: Celso Alvação, auxiliado por Olívio Saimone e Carlos Manuel. Quarto árbitro foi Amosse Lázaro.
DESPORTIVO DE MAPUTO: Wilson; Sidique, Hermínio, Agy, Jorge; Infren (Mambo) , Carlitos, Henrique, Sataca (Cristóvão); Lanito (Lanito), e Lalá.
FERROVIÁRIO DA BEIRA: Willard; Elísio, Cufa, Mambucho, Edson; Reinildo, Paíto, Gildo, Fabrice (Ricardo); Maninho (Dayo) e Mário (Jacob).
DISCIPLINA: amarelos para Cufa (Ferroviário) e Agy (Desportivo).
Sérgio Macuácua
Fonte:Jornal Noticias