ISSO mesmo! Este Gito é um jogador a ter-se em conta. Na tarde de sábado frente a um Desportivo de Maputo desinspirado, o extremo dos “canarinhos” de Nacala tomou conta do jogo e espalhou o perfume da sua técnica e habilidade no relvado sintético do Costa do Sol.
Num jogo em que os “alvi-negros” eram claramente favoritos, as coisas em campo não saíram bem para a equipa de Antero Cambaco, que esteve mal em quase todos os capítulos; marcações, portanto a defender, a atacar e mais do que isso na construção das jogadas.
Isso fez com que o Desportivo de Maputo, mesmo com mais posse de bola não encontrasse os caminhos para a baliza de um inspirado David.
Logo nos primeiros minutos, Gito já marcava a diferença. Fazia fugas e passes muito certeiros na ala esquerda, para além de fazer tudo ao seu bel-prazer aos defesas contrários, que em toda a partida não conseguiram pará-lo.
E foi numa das fugas que este entra na área, e quando se preparava para o remate é derrubado, tendo Celso Alvação assinalado uma grande penalidade superiormente convertida por Joa, à passagem dos12 minutos.
Daí em diante viu-se uns “alvi-negros” atrás do prejuízo, mas como já dissemos, os ataques eram sempre mal elaborados, daí que a baliza de David sempre ficou distante. Jogando em contra-ataques, o Nacala entregou todo o jogo à técnica de Gito que ameaçava continuadamente a defesa das “aguias”.
Foi-se ao intervalo com uma vantagem merecida dos “canarinhos” que foram astutos. Na segunda parte o jogo “alvi-negros” deteriorou-se, com Lanito, Mambo, Lalá e Carlitos, “motores” da equipa, completamente apagados.
Isso facilitou o jogo do Desportivo da Nacala que aos 62 minutos sentenciou a partida com um golaço de Gito. O extremo recebe a bola na zona da meia-lua, não temeu a saída de Wilson dos postes, a quem lhe tirou as medidas.
Os “alvi-negros” tentaram minimizar os estragos, mas aos 64 minutos Clemente ganha uma sobra à entrada da área, mas o remate é tirado sobre a linha do golo por Joa. Os remates do meio da rua também não saíam a contento, como foi o caso daquele remate desferido por Cristóvão por cima.
Aos 73 minutos há um penalte para Nacala. Zé, acabado de entrar, atirou ao lado, aos 79 o mesmo Zé quase se redimia, mas o seu tiro da zona frontal mereceu uma defesa de cinco estrelas de Wilson. Aos 87, David volta a negar golo aos “alvi-negros” na sequência do cabeceamento de Cristóvão.
De livre sobre o último minuto das compensações, Betinho permitiu que David fizesse mais um brilharete.
Exigia-se mais de Celso Alvação e sua equipa, pois toleraram muitos anti-jogos cometidos pelos homens que viajaram de Nacala.
FICHA TÉCNICA
ÁRBITRO: Celso Alvação, coadjuvado por Abibo Adinane e Cláudio Macamo. O quarto é Aureliano Mabote.
DESPORTIVO DE MAPUTO: Wilson; Sidique (Clemente), Agy, Henriques, Jorge, Tchaka, Carlitos, Mambo, Ifran, Lanito e Lalá (Cristóvão).
DESP. NACALA: David; Idrisse, Kikito, Joa, Isaías, Ramúdua (Zé), Manho, Essien, Scander (Faizal), Gito (Caló) e Simba.
DISCIPLINA: Amarelos para Mambo e Clemente (Desp. Maputo), Essien, Joa, Caló e Juma (Desp. Nacala).
GOLOS: Joa (12´) de penalte e Gito (61´).
SÉRGIO MACUÁCUA
Fonte:Jornal Noticias