Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Desportivo da Matola reabilita campo de futebol

O DESPORTIVO da Matola foi contemplado pelo Fundo de Promoção Desportiva com a quantia de 350 mil meticais para a reparação do campo de futebol junto à sua sede. Com o montante o clube vai compactar e nivelar o recinto de modo a realizar os seus jogos em casa a partir da próxima temporada.

 

As obras vão iniciar nos próximos dias, de acordo com o presidente do clube, Marinho Fernandes. O clube está neste momento à procura de financiamento para a vedação do recinto e já recebeu garantias de apoio de uma empresa local. Com o campo praticável, o Desportivo da Matola espera projectar os escalões de iniciação, que actualmente treinam e jogam em campos emprestados.

 

Um dos principais objectivos do clube é assegurar a sua sustentabilidade através de parcerias inteligentes com vista à implantação de projectos de geração de renda para o financiamento à componente desportiva. O fim último é o resgate de modalidades através das quais o clube matolense conquistou títulos no passado. São os casos do basquetebol, andebol, voleibol e karate.

 

O clube carece de instalações para as modalidades de salão e este é um dos problemas que quer enfrentar nos próximos tempos. Para o efeito, celebrou um acordo com a Petromoc para a construção de bombas de gasolina junto à sede. Trata-se de uma espécie de concessão, sendo que a Petromoc vai explorar as bombas durante um determinado período de tempo, ao fim do qual reverterão a favor do clube.

 

O Desportivo da Matola conta igualmente com o projecto imobiliário visando a construção de um edifício multiusos no espaço adjacente às instalações. Tal como as bombas, o edifício será construído por parceiros e reverterá ao clube no fim do contrato.

 

CLUBE MATOLENSE SOBREVIVE DE RENDAS 

 

De acordo com Marinho Fernandes, o Desportivo da Matola sobrevive actualmente através de receitas provenientes do aluguer do bar, ginásio, loja de computadores (internet café), salão de cabeleireiro, florista e barbearia. O clube rende mensalmente 98 mil meticais, montante que é destinado ao pagamento de treinadores, subsídios dos atletas, água, energia, transporte das equipas e lanches.

 

O montante não cobre todos encargos, sobretudo nesta altura em que o município da Matola suspendeu o contrato-programa com o clube através do qual eram cobertas as despesas das camadas de iniciação em futebol (iniciados, juvenis e juniores) e basquetebol (juvenis). O actual presidente do município, Calisto Cossa, prometeu, segundo Marinho Fernandes, manter o contrato-programa assinado em 2012 com o então edil Arão Nhancale.

 

Entretanto, algumas empresas já estão a dar o seu apoio ao clube. O objectivo da colectividade é investir nas infra-estruturas e tudo o que possa garantir sustentabilidade para atender à alta-competição.

 

Presentemente comprometemo-nos a resgatar o bom-nome do clube, aumentando o movimento das escolas, iniciados, juvenis e juniores. Antes, só movimentávamos seniores. Agora reactivámos o basquetebol, temos uma equipa de juvenis a competir ao nível da cidade de Maputo, visto que não existe a prática da modalidade ao nível federado na província de Maputo. Estamos igualmente a introduzir o karate com o objectivo de competir ao nível nacional”, disse a fonte.

 

Os matolenses também carecem de espaço para a prática de modalidades de salão, numa altura que pretendem abraçar mais disciplinas. Para minimizar o problema o clube, em coordenação com o município da Matola, reabilitou o campo de salão da Escola Completa de Bagamoio, nas proximidades da sede da colectividade. É neste recinto onde reside o viveiro para modalidades de salão, em especial o basquetebol.

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias