Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Desportivo campeão na raça

desportivocampeao.jpg

 

O Desportivo de Maputo sagrou-se campeão da Cidade de Maputo em Basquetebol sénior masculino da época 2014/15, após derrotar o Ferroviário de Maputo por 2-0, com os parciais de 48 - 39 e 70 - 63, na final dos “play-off’s”. Os dois jogos foram caracterizados por demasiada agressividade dos “locomotivas”, que forçaram que três jogadores “alvi-negros” terminassem o segundo jogo a sangrar.

 

Foi, sem dúvida, um dos melhores campeonatos da cidade que se assistiu nos últimos anos.

 

A rivalidade demonstrada em campo, principalmente na fase final, foi disso exemplo. A equipa do Desportivo estaria teoricamente mais desgastada psicológica e fisicamente, uma vez que fez os três jogos dos “play-off”s” nas meias-finais diante d’A Politécnica, facto que foi evitado pelo seu adversário que despachou a UP por 2-0, beneficiando-se, assim, de mais uma semana de descanso. Todavia, foram os “alvi-negros” que demonstraram mais frescura física e sabendo gerir as situações de pressão que iam surgindo no(s) jogo(s).

 

FINAL DE NÍVEL INTERNACIONAL

 

O primeiro jogo da final teve lugar no pavilhão do Desportivo e contou com a presença do músico angolano Matias Damásio, que veio à convite da Vice-ministra da Juventude e Desportos, também presente, bem como do novo seleccionador nacional, Iñaki Garcia, ladeado pelo presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Francisco Mabjaia. Outras figuras estiveram no local, como foi o caso do treinador dos actuais campeões nacionais, Luiz Hernandez (Ferroviário da Beira) entre outros veteranos da modalidade e dirigentes desportivos.

 

O pavilhão das “águias” não esteve lotado, mas observou um recorde no que, ao campeonato da cidade diz respeito. Foram mais de 650 pessoas que adquiriram o bilhete a fim de assistir clássico da capital, senão nacional.

 

O Desportivo assumiu o papel de anfitrião e comandou o jogo nos quatro períodos. No primeiro período, os “locomotivas” perdiam por nove pontos (11 - 20), tendo saído ao intervalo a perder por 10 pontos (19 – 29), num jogo em que o lesionado Snoop, foi bastante sacrificado pelos seus adversários, enquanto Pio Matos fazia o que já nos havia habituado, carregar a equipa e marcar vários lançamentos triplos, mesmo em elevados graus de dificuldade e pressão.

 

O terceiro período o Ferroviário teve o seu melhor momento de ponto de vista de concretização, assinalou 11 pontos contra nove do Desportivo, ainda assim, não evitou uma desvantagem de sete pontos (30 – 37) aos donos da casa, que foram avassaladores no momento decisivo, estabelecendo o resultado final em 48 – 39. Os comandados de Bernardo Matsimbe apenas deviam vencer no sábado para festejar o título. E foi que aconteceu.

 

Deanof Potompuanha

 
 
Fonte:Desafio