Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

DESP. MAPUTO, 1 - FER. MAPUTO, 2: Intensidade e produtividade raras

 

CLÁSSICO” intenso, com as duas formações a darem o máximo de sí, só pecou pelos erros defensivos que determinaram o resultado final a favor dos “locomotivas”. Mas o que se viu ontem no embate da ronda é simplesmente raro. O jogo foi intensamente vivido no campo, nos bancos e nas bancadas, o grande vencedor foi sem dúvidas o futebol moçambicano.

 

Equilibrado e muito disputado de parte-a-parte, um empate a duas bolas seria um resultado perfeito, mas o 2-1 para os “locomotivas” já é bom, embora tenha sido produzido pela desatenção defensiva.

 

 Nos primeiros minutos as oportunidades de golos foram muito escassas, talvez pela postura das duas equipas. O Desportivo, mais resguardado, jogava no sistema de 4x5x1 para contrapor o 4x1x3x2 montado por Caló, do lado “locomotiva”.

 

Mais pressionado a sair de Zimpeto com os três pontos, o Ferroviário atirou-se abertamente ao ataque. Isso aconteceu numa altura em que, aos poucos, o Desportivo baixava as linhas. Lalá, o seu elemento mais adiantado, já não apanhava as bolas. A defesa “locomotiva”, diga-se bem montada, conseguia com algum sucesso anular os ataques “alvi-negros”.

 

A partir do minuto 20 o Ferroviário ficou o senhor do jogo. Luís, Jair, Diogo e Maurício confundiram frequentemente a defesa “alvi-negra”. Mas o primeiro lance digno de realce surgiu aos 33 minutos, quando o “capitão” Luís penetrou a área “alvi-negra” pela direita, enganando um contrário, mas o seu remate é que saiu caprichosamente por cima.

 

Aos 38 minutos, numa bela combinação entre Diogo, Luís e Maurício, este último bem servido pelo “capitão”, num cruzamento milimétrico, atirou a bola para as nuvens, na boca da baliza. Era o aviso à navegaçao, pois o golo de Maurício surgiu no minuto seguinte. A bola é bombeada para área, Maurício parece ter perdido o esférico para a defesa “alvi-negra”, que incompreensivelmente não conseguiu dominar a bola, que ficou a mercê do ponta-de-lança “locomotiva”, que só teve de encostar para o 1-0.

 

Com este resultado, diga-se justo, foi-se ao intervalo. Na segunda parte o Desportivo entrou com toda a força para, pelo menos, sair com um empate. Aos 53 minutos, Infren, na direita, fez um cruzamento para o centro da área “locomotiva” e, numa crise de comunicação entre Leonel e os seus defesas, Lalá intrometeu-se cabeceando por cima, com o guardião do Ferroviário a ficar muito mal na fotografia.

 

O guardiao redimiu-se um minuto volvido, quando defendeu um livre bem tirado por Lanito para canto.

 

Mas a avalanche ofensiva “alvi-negra” teve prémio aos 69 minutos, quando o mesmo Infren fez um centro com conta, peso e medida e superiormente correspondido por Sidique para o golo de empate. Era o grande momento no “clássico” da 22.ª jornada.

 

O Desportivo agigantou-se a partir daí, com os flancos muito activos. Entretanto, foi o Ferroviário que esteve perto do segundo golo. Primeiro, num remate cruzado de Jair e, depois, num tiro por cima do endiabrado Maurício.

 

Quando tudo indicava que o 1-1 seria o resultado final, eis que numa jogada de laboratório, envolvendo Muandro, Timbe e Lewis, com o zambiano a surgir na cara de Helvêncio para fazer o 2-1. A defesa “alvi-negra” ficou novamente muito mal na fotografia. Jogava-se o minuto 87 e o ENZ voltou a explodir, afinal o futebol vive de golos.

 

O resultado não mais se alterou, até porque o tempo já era escasso, numa grande partida de futebol bem dirigida por Mário Tembe.

 

FICHA TÉCNICA

ÁRBITRO: Mário Tembe, auxiliado por júlio Muianga e Alberto Muiambo. O quarto foi Fesliberto Timane.

 

DESPORTIVO: Helvêncio; Sataca (Mastyle), Sidique, Hermínio (Cristovao), Henriques, Agy, Carlitos, Laque, Infren, Lanito (Mambo) e Lalá.

 

FERROVIÁRO: Leonel; Calima, Jeitoso, Edmilson, Timbe, Sassi, Diogo (Muandro), Jair, Chiza, Maurício e Luís (Lewis).

 

 DISCIPLINA: Amarelo para Sidique e Carlitos (Desportivo).

 

Golos: Mauricio 38’ e Lewis 87’ (Ferroviário); Sidique 69’ (Desportivo).

 

 

QUADRO DE RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO ACTUAL

1.º Maio Quelimane-Costa do Sol (1-2)

HCB-Fer. Beira (0-0)

Desp. Maputo-Fer. Maputo (1-2)

Desp. Nacala-Fer. Nacala (0-0)

Chibuto-Maxaquene (4-2)

Liga Desportiva-Fer. Quelimane (1-0)

Fer. Nampula-ENH (1-0)

 

 

Fonte:Jornal Noticias