Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Desordem aborta final entre Polana Caniço e George Dimitrov

 

CAOS e incapacidade da Polícia da República de Moçambique (PRM) para conter os ânimos dos adeptos estragou a festa da rapaziada, isto no decurso da final masculina do Torneio de Futebol Infanto-Juvenil (Bebec), ao nível da cidade de Maputo, na tarde de sábado, no campo do Aeroporto B.

 

No palco estavam as formações dos bairros Polana Caniço e George Dimitrov, a primeira que ainda procura entrar na história deste que é o grande evento que movimenta e junta a rapaziada durante as férias escolares. George Dimitrov quer, por seu turno, elevar o número de títulos já conseguidos (dois).

 

As duas equipas, por sinal com muita rivalidade e grande número de adeptos, demonstraram a vontade de fazer o espectáculo, que acabou sendo manchado por distúrbios. O jogo terminou empatado a 2-2 ao fim do tempo regulamentar e no prolongamento e a decisão do vencedor, que teria de ser encontrado na marcação de grandes penalidades, acabou sendo adiada pela incessante confusão gerada pela tentativa, de ambas partes, de influenciar a actuação da equipa de arbitragem.

 

A comissão técnica da Associação Bebec vai reunir-se esta tarde para decidir sobre qual será o passo a dar. Mas, tudo indica que o jogo será repetido brevemente num campo neutro.

 

“Vamos decidir, primeiro, se o jogo vai continuar ou não. Se sim, donde vai começar, ou seja, se iniciará de zero ou das grandes penalidades. Mas todas as decisões serão tomadas consoante o regulamento de futebol, ou seja, da FIFA, e o nosso. No entanto, este caso é omisso no nosso regulamento. Porém, todos casos omissos são da inteira responsabilidade da comissão técnica”, disse o Chefe do departamento técnico da Associação Bebec, David Mandlate.  

 

Salientar que antes da final masculina realizou-se a feminina, tendo a formação do bairro Unidade 7 ganho a do Nsalene, por 4-3, na marcação de grandes penalidades, depois do empate a um golo no fim dos 50 minutos regulamentares e 10 de prolongamento.

 

PRENÚNCIO DA CONSFUSÃO VEIO DAS HOSTES DO POLANA CANIÇO   

 

O prenúncio da confusão já havia sido manifestado, sobretudo pelos adeptos do Polana Caniço, que queriam, a todo custo, ver o seu bairro a carregar pela primeira vez a taça. Da única bancada onde estavam concentrados esses adeptos ouviam-se, para além de cânticos, transportando tamanha imoralidade, palavras como estas: “é desta vez ou nunca, estamos cansados de ser aldrabados”. Para além da pressão sobre o árbitro e interferência sobre as suas decisões, os adeptos do Polana Caniço tentaram várias vezes invadir o campo, enquanto o jogo decorria para contestar as decisões do juiz.

 

A Polícia, em número reduzido, teve dificuldades em conter os ânimos dos adeptos. Aguentou até onde pôde, mas a situação agravou-se durante a marcação de grandes penalidades, quando ficaram dúvidas sobre o penalte, por sinal o primeiro, batido por Bobone, jogador do George Dimitrov. A bola foi ao travessão e houve incerteza se a mesma teria caído dentro da baliza e posteriormente se projectado para fora. O movimento da bola foi rápidotão  e não se percebeu se o árbitro da partida, Miguel Manhate, validou o golo, mas, no momento, os adeptos do Polana Caniço jubilavam, por, no seu entender, George Dimitrov ter falhado o alvo.

 

Incertos de que teria ou não validado o golo e acompanhando o jubilar fervescente dos adeptos do Polana Caniço, os apoiantes de George Dimitrov invadiram o campo para fazer vincar que a bola entrou.

 

Sem o árbitro se manifestar e face à contínua intervenção da Polícia para conter os ânimos, as grandes penalidades prosseguiram, até que circulou a informação de que o árbitro tinha validado o primeiro penalte. Outra informação dava indicação de que inicialmente o árbitro não considerou que a bola tivesse atravessado a linha de golo, mas o fez depois da pressão de adeptos de George Dimitrov. Portanto, a confusão agravou-se quando era a vez da Polana Caniço marcar o terceiro penalte - George Dimitrov estava em vantagem – que os adeptos da primeira formação, apercebendo-se de que o árbitro tinha, em última análise, validado o golo, invadiram o campo em massa e forçaram a sua equipa a abandonar as quatro linhas. Enquanto isso, procurava-se provar, por via de imagens, se o primeiro penalte havia sido convertido com êxito ou não por George Dimitrov.

 

E a confusão tomava completamente o rectângulo do jogo. Com toda fúria, os adeptos reivindicavam junto do árbitro a provável injustiça que já vinham propalando nas vésperas do início da partida. A Polícia tentava a todo custo repor a ordem, mas foi incapaz, e mesmo reforçada com mais elementos, mas sem totalizar mais de 10, a confusão alastrou-se e o ambiente ficou turvo. A vontade de lançar alguns tiros não faltou, mas, perante a pequenada, que, na inocência e vontade de jogar e fazer a festa, acabou tolerando o intolerável, a Polícia manteve o zelo.

 

Aliás, tiro houve sim quando os adeptos de Polana Caniço foram importunar o primeiro fiscal de linha, David António, contestando mais uma decisão da arbitragem. Consta-nos que alguns dos adeptos de Polana Caniço teriam, ainda no decurso do jogo, arrancado algemas à Polícia, quando este tentava imobilizar um dos mentores da confusão.

 

AFINAL ÁRBITRO VALIDOU GOLO

 

A possibilidade de abordar o árbitro da partida pela Imprensa foi nula devido à insegurança que se instalou no recinto. A nossa Reportagem conversou com o chefe do departamento técnico da Associação Bebec, David Mandlate, e este disse que o juiz da partida validou o golo de início.

 

Segundo Mandlate, a informação segundo a qual o árbitro validou o golo depois da pressão dos adeptos de George Dimitrov é da autoria dos adeptos da Polana Caniço. Mandlate disse, por outro lado, que a decisão sobre a remarcação do jogo e tudo quando aconteceu no sábado será feita esta tarde após a reunião técnica da comissão gestora da competição.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.