Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Desempenho dos convocados de Luís Gonçalves para “Opareção Maurícias”

convocados.jpg

 

A convocatória dos Mambas para o duplo embate com as Maurícias, de qualificação ao mundial 2022 foi conhecida na segunda-feira, e hoje trazemos o desempenho de cada um dos convocados, com destaque para os que actuam fora de portas. Eis a avaliação encontrada:

 

Mexer Sitoe

 

Chegou ao Bordéus esta temporada e já ganhou a titularidade na equipa, tendo disputado todos jogos da sua equipa na Ligue 1, a principal liga francesa. No final de semana, Mexer foi titular no centro da defesa, na vitória da sua equipa no terreno do Dijon, por duas bolas sem resposta. A esta altura, o Bordéus é 10º classificado, com 4 pontos, em três jornadas, numa prova liderada pelo Rennes, curiosamente a antiga equipa do central moçambicano.

 

Reinildo Mandava

 

O internacional moçambicano chegou a uma equipa que conta bons executores no sector onde actua, na ala, mas não desiste e é sempre convocado para os jogos do Lille, que agora conta com a antiga joia do Benfica, Renato Sanches. O Lille realizou dois jogos para o campeonato e tem um jogo em atraso, que vai disputar esta quarta-feira diante do Saint Etienne, numa clara oportunidade para o jogador entrar de início, depois de ter ficado no banco na última jornada, em que a sua equipa perdeu com Amiens, à tangente. Na primeira jornada, Reinildo entrou faltando 3 minutos para o final do jogo, para garantir a vitória frente ao Nantes, por 2-1.

 

David Malembane

 

Trocou o Dinamo da quarta divisão da Alemanha pelo Lokomotiv Plovdiv da Bulgária, a troco de 100 mil euros e já brilha na nova equipa, onde já disputou nove jogos, entre a Liga Europa, onde foi eliminada na terceira eliminatória de acesso à fase de grupos, e a Efbet Liga, a principal prova búlgara. Nestes nove jogos, apenas em dois jogos da Liga Europa e a primeira jornada do campeonato local é que entrou a substituir, enquanto nas restantes partidas joga os 90 minutos. Final de semana, Malembane esteve a titular na derrota da sua equipa diante do Levski Sofia, estando agora na terceira posição, com 13 pontos, menos dois que a dupla de líderes, que conta com 15 pontos.

 

Zainadine Jr.

 

É um dos capitães do Marítimo de Portugal e central titular na equipa. Zainadine Jr. so não joga no Marítimo em caso de lesão ou castigo. Nas primeiras três jornadas da liga NOS, a principal prova futebolística de clubes de Portugal, para além de ter sido titular nos insulares, Zainadine foi eleito melhor jogador em dois jogos, nomeadamente diante do Sporting, e no final de semana diante do Tondela, ambos em que a equipa perdeu. A esta altura, o Marítimo é penúltimo classificado, com apenas um ponto. Antes de integrar os Mambas, Zainadine vai defrontar o Paços de Ferreira, lanterna vermelha, também com um ponto conquistado.

 

Geraldo Matsinhe

Joga actualmente no Amora FC, equipa que actua no Campeonato de Portugal, uma espécie de terceira divisão daquele país europeu. A prova vai na segunda jornada e o Amora conta com apenas um ponto, conquistado no domingo diante do Olímpico Montijo, sem abertura de contagem. Na primeira jornada, o Amora perdeu em casa diante do Louletano, por 0-2, e nos dois jogos Geraldo esteve presente. Na primeira jornada disputou os 90 minutos e no domingo foi substituído já perto do final do jogo. Uma boa entrada do moçambicano na equipa que conta com dois moçambicanos no grupo dos acionistas da colectividade.

 

Kamo Kamo

O prodígio do Ferroviário de Maputo, transferido para o Vitória de Setúbal de Portugal, que actua na equipa sub-23, tem sido chamado frequentemente por Chiquinho Conde para a equipa principal, disputadas que foram duas jornadas até ao momento. A 15 de Agosto, Kamo Kamo fez os 90 minutos diante do Marítimo, num jogo em que estiveram ainda em campo Bruno Langa, do lado do Setúbal, e Francisco Simbine, do lado do Marítimo. O mesmo aconteceu no dia 20 de Agosto, diante do Famalicão, na goleada da equipa de Chiquinho Conde por 4-0, onde Kamo Kamo e Bruno Langa fizeram todo jogo. Já Neymar ainda não teve oportunidade de brilhar esta temporada, não tendo sido convocado a nenhum dos dois jogos.

 

Geny Catamo

 

É a grande novidade de Luís Gonçalves na convocatória para a “Operação Maurícias” de qualificação ao mundial de 2022. Talvez inspirado pelas boas exibições do jogador moçambicano que tem sido figura de proa das selecções de formação, nomeadamente sub-20 e sub-23. Geny Catamo marcou no primeiro jogo dos juniores do Sporting, diante do Vilafranquense, aos 17 minutos, tendo sido substituído aos 87 minutos. Geny voltou a jogar no empate a um golo diante do Alverca, desta feita na totalidade do jogo. Na sexta-feira passada, Geny Catamo foi convocado aos sub-23 do Sporting, na goleada dos “leões” ao Vitória de Guimarães por 0-6, mas foi suplente não utilizado.

 

Witi Quembo

 

Está no Nacional da Madeira há sensivelmente quatro temporadas e tem sido da confiança dos treinadores que por lá passaram, chegando ao actual. Titularíssimo na equipa da Madeira, Witi fez na totalidade todos os jogos do Nacional esta temporada 2019/20, nomeadamente a Allianz Cup e a Liga Pro, a segunda liga portuguesa. Nesta altura o Nacional da Madeira ocupa a 6ª posição com cinco pontos, menos quatro que líder Sporting da Covilhã, na disputa pelo regresso a Liga NOS, principal prova do futebol português. Witi ainda não marcou, mas já viu duas cartolinas amarelas na competição.

 

Clésio Baúque

 

Transferiu-se do Panetolikos da Grécia para o Qabala do Azerbaijão no último mercado da Europa e já brilha. Fez todos os quatro jogos até aqui realizados, sendo dois para a qualificação a Liga Europa, onde a equipa foi eliminada na segunda eliminatória, e dois jogos do campeonato local. Nas primeiras três partidas de Qabala ao peito, Clésio alinhou a titular e fez a totalidade dos 90 minutos de cada jogo, mas na última jornada, no domingo, entrou a substituir, faltando 23 minutos para o final do jogo. Mau grado é que a equipa ainda não sabe o que é vencer, tanto na Liga Europa como no campeonato, somando por derrotas os quatro jogos até aqui realizados, o que coloca a equipa na última posição do campeonato azeri.

 

Stanley Ratifo

 

Continua sem se encontrar com os golos o internacional moçambicano nascido na Alemanha. Ratifo, a actuar na quarta liga alemã, no Pforzheim, já realizou quatro jogo na competição, tendo sido titular em todos jogos. Entretanto, na primeira jornada saiu aos 83 minutos, mas nas outras três jornadas fez a totalidade de cada jogo. Depois da derrota na primeira jornada, o Pforzheim somou a seguir uma vitória e dois empates, somando agora cinco pontos, estando na 10ª jornada, menos cinco pontos que o líder da prova.

 

Reginaldo Faite

 

Chegou no Shakther do Cazaquistão a meio da temporada e conseguiu se impor na equipa, ainda que não de forma consolidada. Num campeonato que vai a meio e quase a entrar para a última etapa, Reginaldo tem sido convocado e oscila entre a titularidade e o banco, mas sempre a substituir. Nas duas últimas jornadas do campeonato cazaque, o internacional moçambicano esteve a titular, tendo feito os 90 minutos na vitória diante do Kaysar, por 3-0, mas sido substituído na derrota frente ao Ordabasy, 3-2, no sábado, depois da fazer uma assistência para um dos golos da sua equipa. O Shakther ocupa a esta altura a 7ª posição, com 33 pontos, menos 16 pontos que o líder, quando faltam 8 jornadas para o final da prova.

 

Edmilson Dove

 

É titular no Cape Town City da África do Sul, sem contestação. E fez a totalidade dos jogos até aqui disputados. Para o MTN8 não conseguiu qualificar a sua equipa às meias-finais, tendo sido derrotado pelo Polokwana City, nos quartos-de-final, por 0-2, mesmo estando a jogar em casa. Para o campeonato local já conta com um golo apontado, no empate a um golo diante do Mamelodi Sundowns, na jornada antepassada. Ontem, voltou a merecer a confiança do treinador na partida diante do Kaiser Chiefs. Edmilson não só é titular na sua equipa como tem sido nomeado a ser melhor jogador em campo, por duas vezes, no principal campeonato sul-africano de futebol.

 

Manuel Kambala

Efectuou apenas um jogo desde que chegou no Baroka FC da África do Sul, curiosamente no passado sábado, no empate sem abertura de contagem diante do Bloemfontein, tendo feito os 90 minutos. O Baroka ocupa a 7ª posição, com cinco pontos, menos dois que o líder, quando estão disputados três jornadas do ABSA Premiership.

 

Dos moçambicanos a actuarem intramuros

 

Da lista dos convocados por Luís Gonçalves, dos 24 jogadores, 13 são “estrangeiros” e os restantes 11 jogam internamente. Destes, olhando para a última partida disputada, apenas Guirrugo não jogou pela União Desportiva de Songo, que domingo disputou a segunda mão da pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, diante do Simba da Tanzania, em Dar-es-Salaan. Nesse jogo, na equipa “hidroeléctrica”, que garantiu a passagem ao play-off de acesso a fase de grupos, após empate a um golo, estiveram em acção Infren, Telinho e Luís Miquissone, enquanto Guirrugo esteve no banco, jogando a titular outro internacional moçambicano que não foi chamado para este jogo, Leonel Pindula.

Dos restantes jogadores, os outros dois guarda-redes estiveram a jogar nas suas equipas, nomeadamente Victor, no Costa do Sol, e Franque, no Ferroviário de Maputo. Sidique, capitão do Desportivo Maputo, esteve a titular na derrota da sua equipa diante do Ferroviário da Beira, onde estiveram a actuar, também, a titular, Maninho e Dayo. Já Kito, no Ferroviário de Maputo, também é o esteio e titular e, por isso, mereceu a chamada, para o regresso à selecção depois de muitos anos sem ser convocado. Nené, do Costa do Sol, também foi titular na vitória da sua equipa diante da Liga Desportiva de Maputo. Ou seja, Luís Gonçalves chamou jogadores que jogaram pelas respectivas equipas nas duas últimas semanas.

 

Porque Domingues não foi chamado?

 

Luís Gonçalves justificou a não chamada de Domingues para os Mambas nesta “operação Maurícias” pelo facto de ter escolhido os que estão em melhores condições de jogar, olhando para a performance de cada moçambicano na diáspora. Domingues não tem sido utilizado no Bidvest Wits da África do Sul, apesar de convocado. Em quatro jogos oficias das competições sul-africanas, Domingues apenas fez 25 minutos da primeira jornada do ABSA, diante do AmaZulu, tendo sido preterido ao banco de suplentes diante Baroka e Polokwana, para além da partida diante do SuperSport United, para o MTN8. Assim, Luís Gonçalves poderá ter optado pela não chamada do capitão para a pré-eliminatória de acesso à fase de grupos de qualificação ao Mundial de futebol do Qatar, em 2022.

 

Fonte:Opais

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.