Depois das afrotaças o regresso para acerto do calendário do Moçambola
Depois da saga nas competições africanas, nomeadamente na Taça CAF, também conhecida como Taça Nelson Mandela, o campeão nacional e o vice-campeão nacional, também vencedor da Taça de Moçambique, representantes moçambicanos nas afrotaças, regressam à casa para disputar os jogos locais de acerto de calendário, uma vez que não disputaram alguns jogos devido à sua participação nas provas continentais.
Assim, a União Desportiva de Songo disputa o jogo da primeira jornada diante do Sporting de Nampula enquanto o Costa do Sol terá pela frente a UP de Manica, em jogo da quinta jornada, disputada último final de semana.
UD Songo quer continuar senda de vitórias
A União Desportiva de Songo defronta, pela primeira vez em competições oficiais, o Sporting de Nampula, em jogo de atraso da primeira jornada do Moçambola 2018. Na altura em que o campeonato nacional iniciou, o campeão nacional viajava a Brazzaville, onde defrontara e perdera diante do TP Mazembe por concludentes 0-4, em partida da primeira mão da segunda eliminatória da liga dos campeões africanos. Deste modo, a sua estreia, bem como a estreia do Sporting de Nampula na presente edição do Moçambola, ficou adiada.
Mas logo a seguir, recorde-se, a União Desportiva de Songo redimiu-se da derrota de 0-4 no Congo, vindo a vencer no Chiveve por 3-0, fazendo estremecer o todo-poderoso do Mazembe, equipa mais cotada do futebol africano.
De lá para cá, os “hidroeléctricos” de Songo tiveram quatro vitórias e um empate. Aliás, depois dessa derrota diante do TP Mazembe, a equipa de Chiquinho Conde iniciou uma série de bons resultados com um empate diante do Incomati, sem abertura de contagem, em Xinavane, vindo a somar mais quatro vitórias, respectivamente frente ao TP Mazembe (3-0, no Chiveve), Desportivo de Nacala (2-1, em casa), UP de Manica (0-1, em Chimoio) e Al Hilal (para a Taça CAF, por 3-1, no Chiveve).
Por seu turno, o Sporting de Nampula procura alcançar a sua primeira vitória no Moçambola 2018, uma vez que soma duas derrotas e igual número de empates. Os “leões” da capital do Norte perderam os dois primeiros jogos diante do Costa do Sol (1-3) e do Ferroviário de Maputo (0-3), vindo depois a empatar com a Liga Desportiva de Maputo (0-0) e com o Ferroviário de Nampula (1-1), na última jornada. Marcou apenas dois golos e sofreu sete.
Em caso de vitória, a UD Songo sobe para a segunda posição, em igualdade pontual com a Liga Desportiva de Maputo (10 pontos), aproximando-se da liderança. Depois deste jogo, faltará disputar ainda mais um jogo em atraso, referente a quinta jornada, diante do Clube de Chibuto, de Artur Semedo, a 25 deste mês de Abril. Já o Sporting procura sair da zona da despromoção, onde soma dois pontos, mais um que a UP de Manica, lanterna vermelha.
Fonte:Opais