Delegações visitantes já regressaram às origens
TODAS as delegações que estiveram na cidade de Pemba, Cabo Delgado, a participar dos XII Jogos Escolares, que decorreram sob o lema: “Estudantes Proactivos e Solidários”, já estão nas suas províncias de procedência.
As primeiras delegações a chegar à casa foram as de Nampula, ainda na segunda-feira, e do Niassa (terça-feira), o que foi facilitado pela proximidade entre estas províncias e a cidade de Pemba, que foi anfitriã do evento.
Ainda na terça-feira, desembarcou a delegação de Sofala, a única que viajou via aérea ida e volta. A comitiva de Manica, a vencedora absoluta destes jogos, chegou na quarta-feira, tendo sido recebida em apoteose pelo público, na Praça dos Heróis na cidade de Chimoio. De seguida, fez-se ao Palácio do Governador, onde recebeu mensagens de boas vindas do governante Alberto Mondlane.
Ainda na quarta-feira, desembarcaram as delegações da Zambézia e de Tete. Ontem foi a vez da chegada das comitivas do sul do país, com a de Inhambane a ser a primeira, seguindo-se Gaza, Maputo-cidade e Maputo-província.
Os Jogos Escolares decorreram de 15 a 23 de Agosto em curso, em Pemba, Cabo Delgado, juntando 1347 atletas de todo o país. O vencedor foi a província de Manica, que destronou a cidade de Maputo, que ganhou as duas últimas edições. O último classificado foi Niassa, pela segunda vez consecutiva.
A próxima edição dos Jogos Escolares terá lugar em 2017, na província de Gaza, que, à semelhança de Manica, nunca acolheu o evento.
Saliente-se que um acidente de viação, na zona de Mocuba, na província da Zambézia, interrompeu por longas horas a viagem de regresso das delegações. Trata-se de um camião cavalo que havia tombado na EN1, bloqueando as duas faixas de rodagem.
Fonte:Jornal Noticias