Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Delegação nacional já está em Luanda

 

A DELEGAÇÃO moçambicana aos Jogos da Zona V (ex-Jogos do SCSA) deixou ontem a capital do país com destino à angolana, Luanda, onde de amanhã até ao dia 19 do mês em curso fará parte do evento que junta os 10 países da região austral, nomeadamente o país anfitrião, Moçambique, Suazilândia, África do Sul, Botswana, Lesotho, Namíbia, Zimbabwe, Malawi e Zâmbia.

 

Moçambique leva uma delegação de 75 pessoas, dos quais 36 atletas em representação das modalidades de atletismo, natação, boxe, judo, ginástica e atletismo adaptado (para deficientes). Os restantes membros da delegação são técnicos, oficiais, dirigentes e pessoal de apoio.

 

Dificuldades de ordem financeira face à crise económica que o país atravessa limitaram o número de modalidades. Esta é a razão pela qual Moçambique não levou nenhuma modalidade colectiva. O basquetebol feminino era uma das principais apostas moçambicanas no evento, mas acabou sendo retirado devido ao défice orçamental. Aliás, esta é a única modalidade colectiva inscrita nos jogos.

 

Falando sobre a participação moçambicana no evento, o chefe da missão aos jogos, Arsénio Sarmento, defendeu que, apesar de contar com uma delegação mínima, Moçambique participa no evento com o objectivo de melhorar o quarto lugar, que é a sua melhor classificação de sempre neste evento.

 

Apesar de termos preparado estes jogos nas dificuldades que o país atravessa, salientar que os atletas esforçaram-se bastante nos últimos meses e a delegação projecta dignificar o país ocupando os lugares do pódio a todos os níveis, com uma melhor classificação não só em termos competitivos, mas também ao nível organizacional e comportamental. Queremos representar o país com glória e honra”, prometeu.

 

Sarmento agradeceu o Governo que, mesmo diante das dificuldades e com a incapacidade de poder levar toda delegação, honrou com os compromissos de filiação (pagamento de quotas) e participação de Moçambique no evento.   

 

Salientar que a última edição teve lugar em Bulawayo, no Zimbabwe, em 2014, ano em que a organização projectou a alteração da designação “Jogos de SCSA” para “Jogos da Zona V” e que acabou sendo oficializada, em 2015, na reunião dos ministros da Juventude e Desportos da região austral. Moçambique ocupou, no Zimbabwe, a quarta posição, num evento ganho pela África do Sul. Este foi o segundo quarto lugar de Moçambique, depois da edição realizada na Zâmbia.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.