Degradação do 1.º de Maio deveu-se aos cortes da FIFA
A degradação do campo de 1.º de Maio nos últimos anos, gerido pela Federação, deve-se, segundo Filipe Johane, secretário-geral da FMF, à crise financeira, motivada pelos cortes de financiamento da FIFA desde 2015. Todavia, a fonte garante que a reabilitação arranca em breve, enquanto a Academia da Namaacha – propriedade do órgão reitor do futebol nacional – passa à gestão privada.
Sem avançar a duração do contrato, Filipe Johane, secretário-geral da FMF, revelou que o contrato entre a FMF e o Clube 1.º de Maio, que é o proprietário da infra-estrutura em que a federação faz a gestão do campo, prevalece, daí que quanto a esse aspecto não pode existir nenhum embaraço. Ainda assim, o nosso interlocutor lamentou o estado em que o “quartel” das selecções de formação e feminina se encontra, e justificou.
– O facto é que o estádio encontra-se numa situação indesejável. Não é prático para o futebol, nas condições que são exigidas. Esta situação verifica-se desde 2015. E nessa altura foi dado a conhecer quais foram os cenários que contribuíram para que esta situação se verificasse. Como deve se lembrar, isso começou quando a federação sofreu uma crise, aquando do corte de apoio do principal parceiro, a FIFA, mas em 2016/17 essa situação ficou ultrapassada.
Deanof Potompuanha
Fonte:Desafio