Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Danilo Ragú homenageado no Chókwè

DANILO Ragú, falecido há precisamente um ano num trágico acidente de viação na EN-1, foi homenageado sábado na cidade de Chókwè, província de Gaza, no encerramento do torneio de futebol infanto-juvenil que ostenta seu nome.

ragu.jpg

 

O torneio teve como vencedores o Slowear e o Desportivo do Limpopo, respectivamente no primeiro e segundo escalões.

 

Recorde-se que Danilo Ragú era deputado da Assembleia da República e encontrou a morte numa altura em que acabava de participar em mais uma edição daquela festa da pequenada e regressava à capital do país onde residia e trabalhava.

 

Com efeito, mais de 600 jovens da cidade do Chókwè, que desde Dezembro último vinham participando na chamada capital económica de Gaza, marcharam por diversas artérias da urbe evocando o nome de Danilo Ragú, seu ídolo e amigo da pequenada. 

 

Para além da pequenada, o enceramento da competição foi testemunhada por várias figuras ligadas ao desporto, política e outras áreas de actividades.

 

Na ocasião foram distinguidos os atletas que mais se evidenciaram na presente edição, designadamente os dois melhores jogadores, melhores marcadores, e guarda-redes menos batido.

 

A competição contou com um total de 16 equipas divididas em duas séries envolvendo cerca de 500 pessoas, entre atletas, treinadores e delegados.

 

De acordo com Benvindo Chirindza, presidente da Comissão Organizadora do Torneio Danilo Ragú, os jovens da cidade de Chókwè e outros amigos do patrono estão determinados a eternizar esta iniciativa, que contribui para um crescimento são das crianças e sua preparação para os desafios do futuro.

 

Nós como jovens sentimos que temos o dever e obrigação de continuar a promover este tipo de iniciativas como forma de imortalizar o nosso patrono, um legado que exige o envolvimento de todos”, disse Chirindza.

 

Segundo a nossa fonte, devido a problemas financeiros, contrariamente ao que vinha acontecendo nas edições anteriores, o presente torneio se circunscreveu apenas à participação de crianças da cidade de Chókwè.

 

Para a próxima edição, de acordo com garantias que nos foram dadas por Benvindo Chirindza, o Torneio Danilo Ragú irá incluir, pela primeira vez, quatro equipas femininas com integrantes de idades compreendidas entre 10 e 14 anos.

 

Sabe-se, por outro lado, que os melhores 25 atletas saídos desta última competição farão parte da selecção denominada “Danilo Ragú Eleven”, uma equipa a ser filiada no campeonato recreativo local.

 

VIRGÍLIO BAMBO

 

Fonte:Jornal Noticias