Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Couana quer melhorar premiação no Moçambola

 

ANANIAS Couana promete, caso seja eleito presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), aumentar o valor da premiação ao campeão e vice-campeão nacionais, bem como introduzir o prémio de melhor treinador do Moçambola, para além de melhorar financeiramente os já existentes.

 

Couana lançou a sua candidatura à sucessão de Alberto Simango, actual presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) na tarde de ontem em Maputo, com o objectivo de dar maior competitividade à modalidade.

 

O candidato diz-se conhecedor das dificuldades por que passam os clubes que militam no Moçambola, por isso promete transformá-los em oportunidades de crescimento para as próprias agremiações.

 

Sabemos o que fazer para que os clubes possam trilhar o caminho que lhes leve ao progresso, por isso estamos optimistas num futuro risonho do nosso futebol nos próximos anos”, vaticinou.

 

Couana é candidato da continuidade, dai que um dos seus desafios seja a consolidação e o melhoramento do que foi feito nos últimos oito anos pelo elenco que era liderado por Alberto Simango, no qual fez parte como vogal, vice e mais tarde presidente do Conselho Fiscal, para além de ter sido secretário da Direcção Executiva.

 

Uma das apostas de Couana é o alargamento do número de equipas do Moçambola, das actuais 14 para 16 nos próximos anos, para além de melhorar a credibilidade da competição além-fronteiras.

 

Queremos ajudar a criar uma robustez financeira no seio dos clubes, para que estes possam ser auto-sustentáveis. Incentivaremos a criação das SAD’s em cumprimento da nova legislação em vigor que versa sobre este tipo de sociedades que ajudam a melhorar a renda dos clubes”, avançou.

 

De seguida, Ananias Couana ajuntou que “na LMF primaremos pela transparência, honestidade e inclusão, com permanente diálogo com os nossos associados”.

 

Falou das transmissões televisivas, tendo realçado que tudo fará para que estas tenham retorno financeiro para os clubes, bem como da formação dos jornalistas desportivos para a melhor cobertura das provas organizadas pela LMF, nomeadamente o Moçambola e a Taça da Liga-BNI.

 

Mais público nos campos é outro desafio que Couana se propõe a enfrentar, mas acima de tudo a verdade desportiva. “Queremos um futebol assente na verdade desportiva, no qual as discussões assentem sobre os jogadores e não sobre os árbitros. Para o efeito, iremos trabalhar de forma concertada com a CNAF”.

 

Promete publicidade eletrónica nalguns recintos dos jogos, como outra forma de melhorar a imagem das competições em termos do marketing, o que na sua opinião pode gerar mais receitas para os clubes.

 

A finalizar comprometeu-se a manter a cooperação com o Governo, a FMF, associações provinciais de futebol, empresas públicas e privadas, clubes e ligas congéneres na região e não só.

 

Sócio do Costa do Sol, Ananias Couana é formado em Administração e Gestão. A sua candidatura tem como lema: “Por um Futebol de Qualidade Assente na Verdade Desportiva”.

 

 

Fonte:Jornal Noticias