Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Couana é novo presidente da LMF

 

ANANIAS Couana foi eleito, ontem, novo presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), num escrutínio renhido no qual teve como único adversário Carlos de Sousa (Cazé), a quem derrotou por 8-6.

 

Está encontrado o sucessor de Alberto Simango Jr., actual presidente da Federação Moçambicana de Futebol. 

 

integrava a lista “A”, uma candidatura da continuidade que suplantou a de ruptura, encabeçada por Carlos de Sousa, na lista “B”.

 

Numa eleição transparente, livre e justa, segundo a opinião de todos os nossos entrevistados, Couana teve que esperar o último voto para sair da urna para se sagrar vencedor. A contagem dos votos teve muitas voltas com Couana a arrancar com uma vantagem de 3-0, para de seguida Cazé dar cambalhota para 4-3. Couana foi a tempo de fazer o 4-4, mas logo a seguir Cazé colocou tudo em 6-4, portanto, estavam já contabilizados 10 votos, faltando apenas quatro, todos que foram a favor de Couana, que fixou o resultado final em 8-6.

 

As eleições foram dirigidas por uma Comissão Eleitoral independente constituída por uma equipa destacada pela Ordem dos Advogados.

 

No seu manifesto eleitoral, o novo dirigente da LMF prioriza o aumento de número de equipas no Moçambola de 14 para 16, a verdade desportiva, a constituição de uma Comissão de Arbitragem, o incremento do apoio aos clubes, a constituição destes em Sociedades Anonimas Desportivas (SADs), o melhoramento da qualidade das transmissões televisivas, a introdução de publicidades luminosas nalguns campos, entre outros aspectos.

 

Couana fez parte do elenco na altura liderado por Alberto Simango Jr. por oito anos, tendo sido vogal, vice-presidente e presidente do Conselho Fiscal. Até à sua eleição, exercia as funções de secretário da Direcção Executiva-Interina.

 

Sócio do Costa do Sol, clube no qual já fez parte da Direcção, Couana é formado em Administração e Gestão, sendo actualmente quadro do Conselho Municipal de Maputo.

 

EIS NOVO ELENCO DA LMF

 

ASSEMBLEIA-GERAL

 

Moisés Mabunda (Presidente), Amós Mahanjane (Vice) e Sheila Gonçalves (Secretária).

 

DIRECÇÃO

 

Ananias Couana (Presidente), Arlindo Langa (Vice para Finanças), Augusto Pombuana (Vice para Alta Competição), Zofimo Muiane (Vice para Marketing e Imagem) e Suzana Laice (Secretária).

 

CONSELHO FISCAL

 

Rogério Nkomo (Presidente), Alberto Mabjaia (Vice), Calvino Tobela (Vogal), Miguel Mausse (Vogal) e Martinho Manhiça (Vogal).

 

CONSELHO JURISDICIONAL

 

Edgar Cossa (Presidente), Arnaldo Meque (Vice), Victor Miguel (Vogal), Mariano Guefate (Vogal) e Alexandre Rosa (Vogal).

 

CONSELHO DE DISCIPLINA

 

Filipe Mapangane (Presidente), Sérgio da Silva (Vice), Mário Mambo (Vogal) e Agnaldo Mandlate (Vogal).

 

COMISSÃO DE ÁRBITROS

 

Francisco Machel (Presidente), Mateus Infante (Vice), Alberto Mazivila (Vogal) e Luís Cambula (Vogal).

 

ANANIAS COUANA, CANDIDATO VENCEDOR: GANHOU O FUTEBOL!

 

O NOSSO futebol, com a eleição desta lista para a Direcção da Liga, saiu a ganhar. O nosso lema é: ‘Qualidade e Verdade Desportiva’. Mas agora é tempo de comemorar, para depois descansarmos. Na segunda-feira começa o trabalho. Queremos melhorar vários aspectos e, para o efeito, teremos de sentar e discutir com todos os actores. Em relação às 16 equipas no Moçambola, primeiro teremos de colocar isso em Assembleia-Geral, creio que extraordinária. Se os associados concordarem, consoante a disponibilidade de fundos, iremos avançar. Agora o nosso manifesto é um programa, por isso temos de começar a trabalhar. Em relação ao candidato doutra lista, tenho de realçar que não há perdedor, a sua candidatura deixou-nos mais fortes”, vincou, antes de agradecer a todos quanto apoiaram a sua candidatura, incluindo a comunicação social.

 

CARLOS DE SOUSA (CAZÉ), CANDIDATO DERROTADO

 

Parabéns ao elenco vencedor

 

 

NÃO tenho muito a dizer neste momento, mas queria dar os meus parabéns ao candidato vencedor. Espero que leve a bom porto o nosso futebol, e que tenha muitos sucessos na Direcção da Liga Moçambicana de Futebol. O processo eleitoral penso que foi justo e transparente. Obrigado”, disse Carlos de Sousa, momentos depois de se anunciar os resultados eleitorais.

 

 

Fonte:Jornal Noticias