Costa do Sol faz último ensaio no Zimpeto
Costa do Sol cumpre esta manhã (09:30 horas) a sua última sessão de treinos tendo em vista o jogo de amanhã à noite frente aos sul-africanos de Cape Town City, pontuável para a primeira “mão” da primeira eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça CAF.
Este será o segundo e último treino dos “canarinhos” no Zimpeto, local que vai acolher o jogo depois de ter cumprido uma sessão ontem as 18:30 horas, na ressaca da estreia no Moçambola na qual a equipa empatou sem golos com o Maxaquene, no sábado.
Para esta partida com o Cape Town City, o Costa do Sol tem quase todo o plantel disponível, incluindo o avançado malawiano Sibale que havia-se lesionado no estágio da pré-época que a equipa cumpriu em Mbombela, na África do Sul, em Janeiro.
A recepção aos sul-africanos está marcada para manhã as 19:00 horas, um jogo que se antevê bastante difícil para os “canarinhos’. O Cape Town City é uma equipa bem rodada, numa fase quase terminal da temporada na África do Sul, diferentemente do Costa do Sol que está a sair da pré-época, com muitos processos por consolidar.
No ninho do “canário” aborda-se a eliminatória com muitas cautelas, reconhecendo-se o valor do adversário, mas sem o temer. Por outro lado, o histórico de confrontos entre equipas moçambicanas e sul-africanas é esmagadoramente desfavorável ao nosso país, sendo que o Costa do Sol em três tentativas sobreviveu apenas uma vez.
Em 2000 (extinta Taça das Taças) caiu aos pés do SuperSport United, com um agregado de 2-3, ou seja, empate em Maputo a uma bola e derrota em Pretória, por 1-2. Em 2001 (Liga dos Campeões), os “canarinhos” foram eliminados pelo Sundowns, com um agregado de 0-2. Na primeira “mão” o Costa do Sol até arrancou um bom resultado, um nulo em Pretória, mas chegado ao campo do Maxaquene para a segunda “mão” sucumbiu, por 0-2. Já em 2003 (Taça CAF) eliminou o Jomo Cosmos por um expressivo 4-0, no agregado das duas “mãos”. Em Maputo, os “canarinhos” ganharam, por 1-0, e foram a Thembissa (Joanesburgo) golear a antiga equipa de Tico-Tico, por 3-0. O avançado Tó brilhou nessa eliminatória e foi contratado por Jomo Sono.
Frente ao Cape Town City, o Costa do Sol tem a possibilidade de equilibrar o saldo de confrontos com equipas sul-africanas, caso passe a eliminatória. O objectivo dos “canarinhos” é chegar à fase de grupos neste seu regresso às competições africanas, oito anos depois.
Refira-se que para chegar à esta eliminatória, o Costa do Sol afastou os tswanas de Jawneg Galaxy, por um agregado de 2-0, ou seja, ganhou por uma bola sem reposta os dois jogos.
CAPE TOWN CITY JÁ EM MAPUTO
Entretanto, o adversário do Costa do sol, Cape Town City, está em Maputo desde a tarde de ontem, tendo desembarcado no Aeroporto de Mavalane às 14:50 horas, vindo da cidade de Cabo, com escala em Joanesburgo.
A comitiva sul-africana inclui o lateral-esquerdo internacional moçambicano, Edmilson, um dos jogadores imprescindíveis da equipa comandada por Benny McCarthy, antiga glória do futebol do país vizinho.
O Cape Town cumpriu uma sessão de treinos no fim da tarde, sendo que hoje, à hora de jogo, vai fazer o de adaptação ao relvado natural do Estádio Nacional do Zimpeto.
Fonte:Jornal Noticias