Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

COSTA DO SOL, 1-FER.NACALA,0 - Lineker é nome de goleador

LINEKER.png

 

GARY Lineker foi um avançado inglês que na década 80 encantou o mundo do futebol com golos soberbos, tendo sido o melhor marcador no Mundial México-1986. A verdade manda dizer que no ninho “canarinho” mora um jogador também chamado Lineker e com a mesma aptidão.

 

A ele pertenceu o golo que deu a vitória ao Costa do Sol. Importa salientar que a vitória dos canarinhos esteve longe de ser um "conto de fadas", pois até foram os visitantes a dispor da primeira situação para marcar, logo aos dois minutos. Gerson fez um corte incompleto, tendo a bola sobrado para Marufo que partiu disparado, mas adiantou-se em demasia deixando o esférico nas mãos do guarda-redes.

 

O Costa do Sol tinha mais posse de bola, mas eram os nacalenses os mais perigosos. Aos 14 minutos, foi Joca a mandar a bola à trave na sequência de um canto directo. Só aos 25 minutos a turma de Nelson Santos fez o primeiro remate com algum perigo, por intermédio de Lineker. A equipa “canarinha” denotava enormes dificuldades para passar pela muralha defensiva dos visitantes e era de longe que tentava a sua sorte. Só aos 40 minutos voltou a estar perto do golo através de um pontapé soberbo de Lineker, com a bola a ser desviada pelo guarda-redes Jonas para canto.  Mas seria a equipa de Sérgio Faife a fechar a primeira parte com a melhor ocasião de golo desperdiçada por Elias, de forma escandalosa. Com apenas Soarito pela frente, rematou por cima.

 

Ao contrário da primeira parte, em que os "locomotivas" estremeceram a hostes “canarinhas”, foi o Costa do Sol a criar a primeira situação de golo. Lineker quis dar mais toque na bola e permitiu que um defensor metesse o pé e cortasse uma ocasião que tinha tudo para dar golo. O avançado zambiano, apesar de ter alguns furos, era um jogador persistente e esta atitude acabou sendo coroada aos 71 minutos. Numa jogada de insistência em que Dário Khan falhou o remate, Lineker não perdoou.   O Ferroviário de Nacala não baixou os braços e passou a estar melhor em campo e a criar ocasiões de empate.

 

Marufo enviou, de cabeça, uma bola à trave. Depois foi Binó, que bem enquadrado com a baliza, rematou bem ao lado.  Foram momentos de calafrios que não ficaram por aqui, visto que Megas, de cá do meio da rua, fez o esférico roçar o poste. Por aquilo que os nacalenses fizeram em campo mereciam pelo menos um empate. Luís Jumisse, árbitro do encontro, fez um bom trabalho.

 

FICHA TÉCNICA

 

ÁRBITRO: Luís Jumisse, auxiliado por Baltazar Nhacume e Justino Zandamela. Quarto árbitro: Fernando Massave.

 

COSTA DO SOL:Soarito; João Mazive, Dário Khan, Gerson e Dito; Manuelito, Chimango, Ruben, Parkim (Ussama); Cosme (Ruben) e Lineker (Manucho).

 

FER.NACALA: Jonas; Norberto, Silva, Bheu e Micas; Joca (Arnaldo), Megas, Abhu e Pai (Binó); Marufo e Elias (Alvarito).

 

IVO TAVARES

 

Fonte:Jornal Noticias