Complexo de Moatize entregue ao Governo
O COMPLEXO Desportivo 25 de Setembro, localizado em Moatize, província de Tete, pertença da empresa Vale, acaba de ser entregue ao Governo para a sua gestão, ao abrigo de um memorando de entendimento assinado entre o proprietário da infra-estrutura, o Fundo de Promoção Desportiva e a Direcção Provincial da Juventude e Desporto de Tete.
De acordo com os termos do memorando, o FPD obriga-se a gerir o complexo, mantendo a sua vocação de estimular a prática desportiva e de promover o desenvolvimento social e comunitário através da prática desportiva gratuita.
No entanto, durante a estada em Moatize, no quadro da sua visita de monitoria à província de Tete na semana passada, o Ministro da Juventude e Desporto, Alberto Nkutumula, foi confrontado pelo Governo Distrital e pelo município com o facto de a cedência da gestão do “25 de Setembro” ter sido feita sem o seu conhecimento, situação que gerou alguma inquietação no seio daquelas duas entidades.
Seria, então, a Fundação Vale a esclarecer o que efectivamente está a acontecer, através do seu director. Segundo Eduardo Munhequete, entregou-se o complexo à instituição certa, o FPD, cujo escopo é a gestão de infra-estruturas desportivas.
Para a Vale, que desembolsou dois milhões de meticais para ajudar na manutenção, cabe agora ao Fundo de Promoção Desportiva encontrar o melhor mecanismo de gestão do complexo, o qual pode passar pela criação de uma comissão específica para o efeito, envolvendo o Governo Distrital e o município de Moatize, a Direcção Provincial da Juventude e Desporto de Tete e até outras pessoas colectivas interessadas na matéria e satisfazer a vontade popular de a infra-estrutura servir a comunidade.
Paralelamente foi abordada a questão da rectificação das medidas do campo de futebol, que neste momento não obedecem aos padrões internacionais. Eduardo Munhequete explicou que a Fundação Vale responsabilizar-se-á pela componente financeira para a execução das obras pretendidas, porém, não deve ser ela a liderar o processo.
Em face disso o ministro da Juventude e Desporto encarregou a sua Direcção Provincial para imediatamente identificar um empreiteiro e juntamente com a Associação Provincial de Futebol – que cuidará dos aspectos técnicos (medidas recomendadas pela FIFA) – proceder-se ao trabalho.
O Complexo 25 de Setembro, inaugurado em 2013, foi nesse mesmo ano palco do torneio de futebol do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares. Nele, e através de uma empresa (Kunga) contratada pela Vale, são desenvolvidas actividades ligadas às camadas de formação, nomeadamente em atletismo e futebol.
Em Tete, para além de Moatize, Alberto Nkutumula esteve também na capital provincial e no distrito de Changara, onde visitou os espaços reservados para a construção de infra-estruturas desportivas, tendo-se congratulado com este facto, pois, segundo ele, revela uma clara visão estratégica da província no sentido criar condições para se minimizar a problemática dos campos de jogos.
Apesar de tudo o ministro entende que a cidade de Tete, que possui bons nadadores – praticam a actividade no rio Zambeze - devia ter uma piscina para competições, uma vez que neste momento a única existente encontra-se no Songo.
Fonte:Jornal Noticias