Começa demolição do “25 de Setembro”
A ROYAL Plastics Construction, uma empresa privada que foi cedida o Estádio 25 de Setembro pelo Conselho Municipal da Cidade de Nampula, em troca da construção de um outro novo na zona suburbana de Muahivire-Expansão, iniciou já com a demolição daquele que é o maior recinto desportivo da zona norte, para dar lugar a edificação de um complexo comercial.
Faizal Ibramugy, do Gabinete do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, disse à nossa Reportagem que a destruição do “25 de Setembro” está a acontecer depois de todas as formalidades contratuais relativas à cedência da infra-estrutura terem sido cumpridas por parte da empresa Royal Plastics Construction.
“Com um outro memorando que se assinou, nós exigimos que a empresa não podia demolir o Estádio 25 de Setembro sem que acabasse com a construção do novo estádio municipal que igualmente reunisse as condições exigidas de um recinto desportivo daquela dimensão. E porque a empresa cumpriu essa exigência, recebemos o novo estádio municipal e em troca entregamos ou trespassamos à Royal Plastics Construtction o ‘25 de Setembro’”, explicou Faizal Ibarmugy.
Num outro desenvolvimento, o entrevistado referiu ainda o facto de a Royal Plastics Construtction estar a garantir a manutenção do novo estádio municipal, no âmbito do cumprimento dos compromissos contratuais.
A cedência daquela infra-estrutura, feita na altura em que o município de Nampula era presidido por Castro Namuaca, provocou uma onda de indignação e protestos por parte dos agentes desportivos da província de Nampula, que acham que o estádio deveria ser conservado em benefício do desenvolvimento das actividades desportivas.
Até agora ninguém na cidade de Nampula acredita o que está a acontecer e nem percebe como é que terá sido possível “matar” o estádio, cuja “morte” deixa também sem alternativas, em termos de desenvolvimento desportivo, alguns clubes que usavam-no, por exemplo, para treinos e competições, aulas de educação física, no caso da Escola Secundária de Nampula.
Antes da concretização da destruição da infra-estrutura, associações desportivas, nomeadamente as associações Provincial de Futebol, Atletismo, Boxe e Basquetebol, juntaram-se ao movimento de descontentamento e protesto face à decisão da edilidade de ceder aquele estádio que sempre representou o simbolismo histórico além de ser um santuário de realizações diversas, com destaque para as de carácter desportivo, político, cultural e religioso, à Royal Plastics Construction.
O novo estádio municipal, denominado por Estádio Municipal Muhala, situa-se a sensivelmente sete quilómetros da cidade de Nampula. É um empreendimento que comporta um campo de futebol, uma pista de atletismo e um gimnodesportivo para a modalidade de salão.
Mouzinho de Albuquerque
Fonte:Jornal Noticias