Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Clubes de Quelimane recebem apoio do Governo

QUELIMANE.png

 

O GOVERNO provincial da Zambézia acaba de alocar mais de 900 mil meticais às formações do Ferroviário e 1º de Maio, ambas de Quelimane, com vista a suprir algumas dificuldades e melhorar a sua prestação no Moçambola desta época.

 

O Ferroviário recebeu 400 mil e o 1º de Maio 500 mil Meticais, respectivamente durante, uma breve cerimónia de assinatura de um contrato-programa entre o Governo e clubes participantes ao Moçambola, que teve lugar ontem no gabinete de trabalho de Abdul Razak.

 

O governador da Zambézia disse, depois de homologar o contrato-programa, que a ajuda financeira visa melhorar as condições de trabalho das equipas, mas apelou para a necessidade de os gestores dos clubes angariarem apoios multiformes, quer a nível local, quer nacional e internacional para financiar as actividades constantes dos planos de trabalho.

 

Razak disse, por outro lado, que o seu Executivo irá continuar a mobilizar fundos junto do Instituto Nacional do Desporto, Fundo de Promoção Desportiva, entre outras instituições do Governo e parceiros para viabilizar a construção de infra-estruturas desportivas, formação de técnicos para relançar o desporto, não só competitivo, como também massificá-lo a nível da recreação e nas escolas.

 

Segundo Razak, o desporto escolar é a força motriz para pesquisar talentos para o desporto competitivo e profissional, por isso o seu Executivo encara os jogos escolares com uma certa atenção e prioridade, investindo na construção de infra-estruturas desportivas e formação de técnicos para corresponderem às expectativas em torno do movimento desportivo no seu todo. O governante disse também que o desporto é um meio são de unificação, de integração, inclusão e, acima de tudo, de solidariedade entre as pessoas.

 

O governador pediu aos dois representantes da Zambézia para começarem a melhorar a sua prestação no Moçambola para num futuro mais próximo conquistar a prova e não se contentar apenas com a manutenção. Pediu também mais disciplina às equipas e os seus adeptos no sentido, sempre que discordarem de algumas decisões dos árbitros usarem os canais mais apropriados para apresentarem as suas reclamações e não pautarem pelo vandalismo como aconteceu na oitava jornada do Moçambola, em que supostamente os adeptos do clube “locomotiva” local teriam arremessado objectos contundentes para o recinto de jogos.

 

Entretanto, os dois presidentes dos clubes assumiram a responsabilidade de, no futuro, evitarem situações semelhantes, mas pediram maior transparência na arbitragem. Sobre o apoio financeiro, o patrono e presidente do clube, David Reis, disse que a ajuda poderá resolver muitos problemas, mas pediu outros segmentos empresariais e não só para olharem pelas dificuldades dos clubes locais com certa preocupação. "Agradeço ao Governo pelo apoio e isso vai resolver parte dos nossos problemas logísticos; a todos empresários nacionais e não só, sobretudo zambianos residentes em diferentes partes deste belo Moçambique, gostaríamos de pedir o vosso apoio para o nosso futebol”, disse David Reis, visivelmente satisfeito com o gesto do Executivo provincial da Zambézia.

 

Para o novo presidente do Clube Ferroviário, Agostinho Conde, o gesto do Executivo ilustra que está preocupado com o desporto e, principalmente, com a participação da Zambézia no Moçambola. "O apoio vai suprir algumas dificuldades e estamos muito agradecidos", disse.

 

Entretanto, o director provincial da Juventude e Desportos da Zambézia, Johan Muabsa, disse que o apoio do Governo ao desporto, neste caso, o futebol começou com a participação das duas colectividades nas poules de apuramento regional centro. Explicou que a reabilitação do Campo do Sporting de Quelimane, colocação da relva sintética no campo do Ferroviário de Quelimane, financiamento dos clubes e apoio em alimentação e alojamento quando participavam nas poules de apuramento se circunscrevem no leque de apoio que o Governo coloca à disposição dos clubes da Zambézia.

 

Fonte:Jornal Noticias