Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Clubes de costas voltadas com AFCM

 

 

PARTE dos clubes da capital do país anda de costas voltadas com a Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM) devido à inclusão de equipas B do Moçambola no campeonato local, o que entendem que é litigante com a verdade desportiva.

 

De acordo com os dirigentes de alguns clubes da praça, a inclusão de algumas equipas B pode criar um ambiente de “clientelismo” e favorecimento de alguns, em prejuízo de outros, dado que as referidas formações de reservas mesmo se sagrando campeãs da cidade não terão direito a disputar a “poule” de apuramento ao Moçambola.

 

Os clubes dão como exemplo a situação em que um dos jogos da última jornada do campeonato oponha uma equipa B (que não tem nada a perder) e uma outra que precisa de um ponto ou uma vitória para sagrar-se campeã. Esta situação pode facilitar a viciação ou combinação de resultados.

 

VERDADE DESPORTIVA É PROBLEMA ANTIGO

 

Instado a reagir à inquietação dos clubes, a AFCM, através do seu vice-presidente, Miguel Vaz, afirma que a preocupação dos associados não faz muito sentido dado que a verdade desportiva já há muito é posta em causa.

 

A verdade desportiva foi posta em causa há bastante tempo, muito antes de pensarmos nas equipas Bs. Se uma equipa B sem nada a perder combinar resultados com uma equipa que quer ser campeã, por que uma que já conseguiu os seus objetivos da época (exemplo quinto lugar) não pode fazer o mesmo com uma que precisa de três pontos para ser campeã?”, questionou Vaz, em jeito de explicação.

 

Miguel Vaz vai mais longe ajuntando que foi com muita surpresa que tomou conhecimento da inquietação dos clubes à volta das equipas B, dado que a sua integração no campeonato da cidade foi proposta e aprovada em assembleia-geral que teve lugar em Janeiro, na qual todos participaram e tiveram direito ao voto.

 

Dos mais de trinta clubes/equipas filiados na AFCM apenas dois clubes, salvo erro, 1.º de Maio e Académica, fizeram algumas objecções à volta da matéria, mas os restantes a concordaram plenamente. Equipas ‘B’ é uma forma que encontrámos para galvanizar os jogadores que querem crescer na carreira, ou seja, atingirem o patamar mais alto, que é jogar na equipa principal”, realçou.

 

Estrela Vermelha, 1.º de Maio, Águias Especiais e Académica são os clubes que já aparecerem publicamente a contestar a integração das equipas B no campeonato da cidade e sugerem a criação de uma liga de reservas como alternativa à participação dos Bs na prova.

Costa do Sol, Ferroviário e Liga Muçulmana são os três clubes que terão equipas no campeonato da cidade, que, segundo Miguel Vaz, arranca a 22 de Março, tendo o término previsto para 7 de Setembro.

 

Na prova tomarão parte, em princípio, 14 equipas, contra 12 da época passada. Das formações que estiveram no ano passado, o destaque vai para a ausência de Olympique por razões disciplinares (averbou três faltas de comparência no campeonato passado).

 

Miguel Vaz explicou ainda a situação do Matchedje na Taça de Honra que averbou falta de comparência administrativa e, consequentemente, desportiva, semana passada, no jogo que devia ter defrontado o Desportivo, em virtude de não ter inscrito  jogadores.

 

Quanto à supertaça entre o Desportivo e Mahafil avançou que o jogo fora cancelado por razões imputáveis ao Mahafil, que perdeu administrativamente a favor dos “alvi-negros”.

 

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.