Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

“Clássico” do Zimpeto polariza atenções

 

DESPORTIVO-FERROVIÁRIO, ambos de Maputo, é a partida mais aguardada da 22.ª jornada do Moçambola que caminha para a sua ponta final. Agendado para domingo, no Estádio Nacional do Zimpeto, o desfecho deste embate pode se revelar decisivo para o futuro das duas equipas na prova.

 

É que os “alvi-negros” lutam a todo o custo pela manutenção, enquanto os “locomotivas” se batem pelo título, numa altura em que estão a um ponto da liderança. Com 27 pontos, em 10º lugar, o Desportivo está proibido de perder, pelo que só a vitória interessa se quiser permanecer na prova.

 

Ao Ferroviário, uma vitória pode significar o assalto à liderança, neste momento na posse do Costa do Sol, com 35 pontos, portanto com mais um em relação aos “locomotivas”.

 

Não menos importante é a deslocação do Costa do Sol à Quelimane, onde lhe espera o 1º de Maio, uma equipa aguerrida que também anda carente de pontos rumo ao seu objectivo primário, a manutenção.

 

As duas formações vêm de uma série de resultados pouco animadores nesta competição, pelo que só o triunfo interessa a ambos. Antevê-se um jogo difícil e muito disputado, pois está claro que um empate, por exemplo, a ninguém interessa.

 

Ainda no domingo, a Liga Desportiva de Maputo, campeã em título e actual terceira classificada, recebe o praticamente despromovido Ferroviário de Quelimane. É uma partida em que os “muçulmanos” são de longe favoritos aos três pontos e, mais do que isso, obrigados a ganhar se quiserem revalidar o título.

 

Em Songo, há um “derby” da zona centro entre HCB e o Ferroviário da Beira. Trata-se de uma partida entre duas formações em ascensão, com resultados muito animadores nas últimas rondas. O desempenho nas últimas jornadas relançou as duas equipas na rota do título, por isso vaticina-se, em Songo, uma grande partida de futebol, jogo este de difícil prognóstico.

 

Mas a maior enchente da ronda irá se registar em Nacala, onde há um “derby” entre o Desportivo e o Ferroviário locais. Trata-se de um confronto entre dois velhos rivais e que costuma a ser sempre equilibrado, quer no campo, quer nas bancadas do campo da Bela Vista.

 

 Na primeira volta, os “locomotivas” ganharam por 2-0, e, no domingo, certamente que os “canarinhos” quererão se redimir do desaire de há quatro meses.

 

No Estádio 25 de Junho, em Nampula, o Ferroviário local recebe a ENH, numa altura em que as duas começam a mostrar sinais de vida, depois de muito tempo de letargia, sobretudo dos “locomotivas” que são actuais vice-campeões.

 

No único jogo agendado para amanhã, o Maxaquene desloca-se a Chibuto, onde vai tentar se reanimar na corrida ao título, numa altura crucial do campeonato. Os “tricolores” foram, por muitas jornadas, líderes isolados.

 

O Chibuto também necessita de ganhar, até porque está numa situação incómoda na tabela classificativa, ocupando o penúltimo lugar com 24.º pontos, quando está a cinco jornadas do fim.

 

Todos os jogos têm início às 15.00 horas.

 

CHABABE PREOCUPADO COM ESCASSEZ DE GOLOS

 

 

AMADE Chababe Amade, antiga glória do futebol moçambicano, mostra-se um pouco triste com os avançados que actuam no Campeonato Nacional, isto porque o seu recorde de golos no Moçambola ainda não foi superado.


O marido da governadora de Sofala conseguiu assinar 27 golos numa época no Moçambola, contudo, passados mais 20 anos, nenhum avançado superou esse registo.


Estou triste com essa situação”, revelou Chababe, na Beira, justificando a sua tristeza pela paixão que tem pelo futebol.


O ex-jogador assegurou ainda que gostaria de ver o futebol nacional a atingir grandes patamares, mesmo reconhecendo que para o efeito não será nada fácil.

 

 

Fonte:Jornal Noticias