Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

“Caso Semedo” já está no Conselho de Disciplina

 

AS acusações do treinador da União Desportiva do Songo, Artur Semedo, aos irmãos Sidat, nomeadamente Rafik e Shafee, de alegadamente decidirem tudo no Moçambola, desde o campeão até as equipas que sobem e descem de divisão, já estão sob o cuidado do Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), segundo o presidente do organismo, Ananias Couana.

 

Couana lamenta o facto de mesmo com insistência da LMF no sentido de os técnicos e outros agentes desportivos limitarem-se a caraterizar o que aconteceu dentro das quatro linhas no final de cada jogo, haja muita renitência, como foi o que aconteceu com Artur Semedo após a perca do título que se atirou aos irmãos Sidat.

 

Em termos dos pronunciamentos, nós, numa primeira fase, recordámos a todos os agentes desportivos que devem ter uma linguagem cuidada quando estiverem a falar do jogo. E o que insistimos, e voltamos a insistir, é que se deve falar daquilo que aconteceu dentro das quatro linhas. Avaliar o desempenho da sua equipa, dos seus jogadores, até o mérito ou demérito do adversário, o que é bom. Mas, infelizmente, tivemos esta situação na penúltima jornada em que o treinador (… Artur Semedo) disse que o campeonato era montado. Isso nos preocupa, e nos preocupa que ele explique como é que isso é montado, pois diz que a situação do campeão, quem sobe e desce é armada, e conhece as pessoas que fazem isso. Ele terá que explicar, pois estamos preocupados em saber isso”, disse.

 

Ananias Couana afirmou, por outro lado, que não está preocupado em relação ao campeão, pois o Ferroviário da Beira foi a equipa mais regular e os números provam isso.

 

“’Em relação ao resultado da prova, o Ferroviário da Beira campeão, não estamos preocupados, pois olhámos para aquilo o que foi a regularidade do campeonato. Nas últimas jornadas, o Ferroviário da Beira foi crescendo e a União Desportiva do Songo não evoluiu, teve quatro derrotas consecutivas. Portanto, para nós isso é que demonstra que não conseguiram, de facto, os pontos necessários para serem campeões. O Ferroviário da Beira tem maior número de pontos, de golos marcados e menos sofridos, tem mais vitórias, não foi campeão por empates, foi por triunfos, ou seja, este é para a Liga Moçambicana de Futebol (LMF), o justo campeão. Não podemos tirar o mérito deste clube”, esclareceu.

 

A finalizar, sublinhou que as declarações de Semedo estão a ser apreciadas pelo Conselho de Disciplina e que a LMF aguarda com expectativa o veredicto final.

 

A nível da LMF temos um órgão de disciplina, que é o Conselho de disciplina, que logo que tomou conhecimento das declarações de mister Semedo, abriu um processo de inquérito para que os visados e a pessoa que trouxe a tona esta informação sejam averiguados. Por outro lado, podemos questionar se é que ele sabia quem toma decisões sobre o nosso futebol são aquelas duas figuras (Rafik e Shafee Sidat) porque é que ele continuou, no campeonato mesmo com vantagem de seis pontos na ponta final, sabendo que há quem depois vai tomar a decisão de campeão? Essas são algumas questões que podemos avançar, mas para não distrairmos o trabalho desta comissão vamos aguardar com toda a expectativa que tenhamos um resultado, e o assunto seja esclarecido para o povo moçambicano”, disse Ananias Couana.

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias