Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Candidatos esgotam últimos cartuchos

 

OS três candidatos às eleições na Federação Moçambicana de Xadrez (FMX), nomeadamente Selma Simango, Domingos Langa e Pedro Chambule, fazem as últimas tentativas para convencer as 11 associações provinciais que amanhã votarão pelo novo presidente da instituição para o próximo quadriénio no decurso da assembleia-geral convocada para o efeito.

 

A presidente da Assembleia-Geral da FMX, Lucinda Cruz, confirmou a entrada dos expedientes relativos às três candidaturas e anotou que está tudo a postos para a realização do escrutínio a partir das 9.00 horas na sede da FMX.

 

Lucinda da Cruz confirmou ainda que a actual Direcção da FMX assegurou a vinda de todos os associados para a reunião magna, na qual, para além da eleição de novos corpos gerentes, serão apresentados, discutidos e aprovados os relatórios de actividades e contas referentes aos últimos quatro anos.

 

Lucinda da Cruz lamentou o facto de nos dois últimos mandatos não ter havido assembleias-gerais anuais para a apresentação, debate e provação dos relatórios de actividades e contas.

 

Infelizmente é pela segunda vez que nos deparámos com esta situação, mas esperamos que a assembleia decorra dentro da normalidade”, disse. 

 

TORNEIO ONLINE

 

Está a decorrer, pela primeira vez no país, o Torneio Online de Xadrez, contando com 34 jogadores distribuídos por todo país. Trata-se de uma nova experiência de que os xadrezistas moçambicanos vêm beneficiando nas últimas duas semanas, numa iniciativa que alia o xadrez às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

 

Vários jogos e muita animação marcaram a abertura deste torneio, num ambiente descontraído, onde o espírito de amizade e convívio entre os xadrezistas foi tónica dominante.

 

O torneio, que é organizado pela Academia de Xadrez da Matola (AXM), termina esta noite (18.00 horas) na Sala de Conferências do Maputo Gloria Hotel, onde serão entregues prémios aos primeiros três classificados.

 

Este evento coloca, de acordo com o jogador da Selecção Nacional, Milton Botão, Moçambique na primeira linha do uso das TICs em prol do xadrez e permite o encurtamento de distâncias entre os praticantes da modalidade.

 

Enquanto isso, decorre a formação de monitores de xadrez ao nível dos institutos de formação de professores, ao nível da zona sul. A formação, levada a cabo pela AXM, iniciou recentemente na província Maputo, devendo escalar nos próximos dias Inhambane e espera-se que até ao fim do mês em curso sejam formados 2000 professores em todo país.

 

 

Fonte:Jornal Noticias