CAN já não será em Marrocos
A CONFEDERAÇÃO Africana de Futebol (CAF) anunciou ontem que o Campeonato Africano das Nações (CAN) não se irá realizar em Marrocos em 2015, tendo o país sido desqualificado da prova.
Marrocos tinha pedido o adiamento da competição para 2016 devido ao surto de ébola e à possibilidade de maior propagação do vírus em consequência da deslocação de adeptos ao país, mas a proposta foi recusada.Em comunicado, a CAF garantiu que o país organizador será em breve anunciado.O CAN-2015 decorre entre 17 de Janeiro e 8 de Fevereiro.
Refira-se que no sábado Marrocos tinha pedido o adiamento da prova para 2016, mas não respondeu directamente ao ultimato da Confederação Africana de Futebol.Um comunicado divulgado pelo Ministério do Desporto de Marrocos indica que o país decidiu pedir um adiamento da prova de 2015 para 2016, ao ver-se confrontado com um “caso de 'força maior' estritamente relacionado com questões de saúde”.
Os contratos costumam prever uma ou mais condições de “força maior” (force majeure, na designação habitual), que surge quando um determinado acontecimento, de carácter extraordinário, escapa ao controlo dos signatários.
No entanto, o comunicado do Governo marroquino não responde a um ultimato feito pela Confederação Africana de Futebol (CAF), que tinha dado até sábado às autoridades do país para dizerem se organizam o CAN ou não, caso este se mantenha de 17 de Janeiro a 8 de Fevereiro.
Marrocos já tinha pedido à CAF para que alterasse a data do torneio, mas a entidade que gere o futebol em África recusou.A epidemia de febre hemorrágica ébola já matou quase 5000 pessoas em oito países, de um total de 13.268 casos identificados, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte:Jornal Noticias