CAMPEÃO SÓ NO ÚLTIMO JOGO
O FERROVIÁRIO de Maputo derrotou, na noite de ontem, o seu homónimo da Beira, por 71-63, no quarto embate da final do “Nacional” de Basquetebol Sénior Masculino, que se disputa num play-off a melhor de cinco jogos.
Com esta vitória, os “locomotivas” da capital igualaram a final (2-2) e arrastam a discussão do título para o quinto e último desafio, marcado para amanhã, às 19.00 horas, no pavilhão do Maxaquene.
Foi mais um jogo emotivo aquele que se viu na noite de ontem.O Ferroviário de Maputo, como era de esperar, dada a pressão que representava a derrota da véspera, entrou balançado ao ataque e bem organizado em termos defensivos. Tinha a lição bem estudada e corrigiu os erros que determinaram o desaire da quarta-feira.
Milagre Macome montou uma equipa feroz, que logo fez questão de anular o mais “selvagem” dos jogadores da sedutora equipa da Beira, Jimmy Williams (que apenas marcou cinco pontos na contenda, contra uma média de 25), e bloqueando o franco-atirador Octávio Magoliço.
Com estas duas unidades em sub-rendimento, os beirenses ficaram sem muitos argumentos e era tudo fácil para a equipa de Maputo. Ermelindo Novela e Bojan Sekicki comandaram a orquestra bem afinada da turma da capital, que saiu com uma justa vantagem de 10 pontos, 17-7.
A tendência do jogo continuou no segundo quarto, o Ferroviário de Maputo era forte e pragmático no ataque. A turma da Beira ficava cada vez mais ansiosa e pressionada. O sector mais recuado denotava pouca lucidez e falta discernimento na finalização, com muitos pontos a serem falhados debaixo da tabela, além de inúmeras tentativas infrutíferas de lançamentos para lá da linha dos 6.25 metros.
Fragilidades e falhas que foram aproveitadas pelos “locomotivas” de Maputo para dilatarem a vantagem para impressionantes 18 pontos, 34-16, ao intervalo. De salientar que até então a estrela do Ferroviário da Beira, Jimmy Williams, que normalmente tem sido o melhor marcador de todos os jogos que envolvem a sua equipa, ainda não havia conseguido qualquer ponto, o que de certa forma até espantava o próprio adversário.
No terceiro período, o Ferroviário da Beira continuava sem acertar e não conseguia ser aquela equipa solidária de quatro homens mais Williams.
Augusto Matos aproveitava o adiantamento da cortina defensiva dos beirenses para transformar em pontos vários passes longos recebidos das mãos de Custódio Muchate, que esteve impecável na guarnição do último reduto da sua equipa. Mesmo assim, os “locomotivas” da Beira lograram reduzir para 11 pontos, saindo do terceiro quarto a perder por 37-48.
O último período prometia muita adrenalina, mas a postura da equipa de Milagre Macome nas etapas antecedentes não deixava muita margem para os comandados de Nazir Salé operarem um milagre. Os beirenses até entraram bem, encurtaram para sete pontos nos primeiros três minutos e o jogo ficou relançado.
Ismael Nurmamade segurou na equipa de Sofala e coordenava todas movimentações e aparecia também para finalizar. Com efeito, a desvantagem foi reduzida, mas o Ferroviário de Maputo não tremia. Ia conseguindo aquela pontuação cirúrgica que deixava adversário mais nervoso a cada segundo. Williams definitivamente não aparecia e com isso a via para o triunfo da equipa da capital abriu-se com mais facilidade, oito pontos (71-63) foi o fosso, menos um em relação aos números da vitória da formação beirense no terceiro jogo.
Com este triunfo, o Ferroviário de Maputo adiou a decisão para amanhã, naquela que será uma espécie de tira-teimas, depois do triunfo dos beirenses na final de 2014.
FICHA TÉCNICA
ÁRBITROS: Artur Bandeira; Fortunato do Amaral e Frederico dos Santos.
FER. BEIRA: Fernando Manjate; Armando Baptista, David Canivete, Policardo Zambeze, Ismael Nurmamade, Octávio Magoliço, Eurice Alua, Alves Houana, Abel Mubetene, Jimmy Williams, Carlos Jr.
FER. MAPUTO: Manuel Uamusse; Edson Monjane, Luís de Barros, Elton Ubisse, Aurélio Jr, Cubrilo Miroslaw, Francisco Macaringue, Custódio Muchate, Bojan Sekicki, Ermelindo Novela, Augusto Matos e Samora Mucavel.
SÉRGIO MACUÁCUA
Fonte:Jornal Noticias