Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Campeão regressa do estágio no Zimbabwe e vice-campeão parte para RAS

 

A preparação para o Moçambola-2017 continua ao rubro! As equipas vão seguindo com os estágios de pré-época. Outras nas respectivas províncias e outras ainda fora das suas províncias. Algumas preferem um estágio fora de portas, respectivamente nos países vizinhos, casos do Zimbabwe e África do Sul.

 

Os jogos de controlo com outras equipas, nacionais ou internacionais, tem sido outra estratégia usada pelas equipas que vão participar no Moçambola-2017.

 

Ferroviário da Beira esteve no Zimbabwe

 

O Ferroviário da Beira, campeão nacional, esteve no vizinho Zimbabwe, onde durante cerca de 10 dias deu continuidade aos trabalhos de preparação com vista as provas nacionais e africanas. Em terras de Robert Mugabe, os “locomotivas” de Chiveve realizaram três jogos de controlo, respectivamente com o seu homónimo daquele país, o Ngezi Platinium e o CAPS United. Nesses três jogos, os campeões nacionais tiveram um saldo considerável, em termos de golos, mas negativo em termos de resultados.

 

Venceu o primeiro jogo realizado diante do Ferroviário do Zimbabwe por quatro bolas sem resposta, vindo a perder diante do Ngezi Platinium e depois com o Caps United, pelo mesmo resultado de 0-2. Vale isto dizer que os campeões nacionais tiveram uma vitória e duas derrotas, marcaram quatro golos e sofreram quatro. Nada que preocupe o técnico Aleixo Fumo, que assumiu que o objectivo da equipa não era exactamente vencer jogos, mas tirar ilações do desempenho dos seus jogadores, de forma a formar uma estrutura forte e coesa, capaz de ombrear com as equipas de grande gabarito que vai encontrar pela frente, principalmente nas afrotaças, onde defronta, na eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, o Zimamoto do Zamzibar, a 12 de Fevereiro próximo.

 

Antes do seu regresso ao país, os “locomotivas” de Chiveve tiveram a oportunidade de oferecer bolas ao seu homónimo do Zimbabwe, através do seu vice-presidente, engenheiro Eugénio Caetano.

 

Agora, o Ferroviário da Beira regressa à capital de Sofala para dar continuidade aos trabalhos, na sua quarta fase, onde vai realizar o torneio quadrangular com os seus homónimos de Maputo e Nampula e o Textáfrica do Chimoio, equipa que foi recentemente promovida à primeira divisão do futebol moçambicano. Este torneio terá lugar entre os dias 28 a 30 deste mês.

 

UD Songo parte para África do Sul

 

Por outro lado, a vice-campeã nacional e detentora do título da Taça de Moçambique, a União Desportiva de Songo, parte esta terça-feira para África do Sul, onde vai realizar um estágio pré-competitivo de 10 dias. No estágio na vizinha África do Sul, os “hidroeléctricos” vão realizar alguns jogos de controlo com equipas locais, de modo a preparar melhor o jogo da primeira eliminatória da Taça CAF, também chamada Taça Nelson Mandela, onde vai defrontar, curiosamente, uma equipa sul-africana, o Platinium Star.

 

Chiquinho Conde disse, em entrevista, que pretende levar a equipa a treinar em melhores relvados e onde a altitude está a muitos metros acima do nível normal, de modo a que os jogadores possam ter uma forma física aproximada ao desejável quando iniciarem as competições nacionais, respectivamente a Supertaça, a 05 de Fevereiro próximo, diante do Campeão nacional, o Ferroviário da Beira, e o campeonato nacional, para além da Taça de Moçambique e da Taça da Liga.

 

Para já, a União Desportiva de Songo já conta com todos os reforços para a presente temporada, com destaque para um sul-africano, internacional pelas camadas de formação, nomeadamente Bongani Mbele, que pretende ajudar a equipa de Songo a chegar o mais distante nas competições africanas. Para além deste jogador, os “hidroeléctricos” contam com mais dois estrangeiros e o regresso de Luís Miquissone, depois de uma aventura pela Europa, onde não teve sucesso nos testes médicos para ficar em Portugal e na Alemanha. O plantel da União Desportiva de Songo foi apresentado no domingo último com a realização de um jogo-treino com o Chingale de Tete.

 

Chibuto vence Macuácua em jogo amigável

 

Este domingo, em jogo de carácter particular, o Clube de Chibuto, treinado pelo português Daniel Portela, goleou a Associação Desportiva de Macuácua por 4-1, em jogo particular de preparação das duas equipas para o Moçambola-2017. Foi uma partida em que os “guerreiros” de Gaza saíram ao intervalo a ganharem por uma bola sem resposta, com golo de Chawa. Na segunda parte, os treinados por Daniel Portela foram mais perigosos e chegaram aos 3-0 com golos de Abasse, chegando ao quarto golo, antes do tento de honra da Associação Desportiva de Macuácua.

 

No final do jogo, Sebastião Sitoe disse que não importava o resultado, mas sim a avaliação dos jogadores com os quais vai contar na presente temporada, enquanto Daniel Portela dizia ter sido importante iniciar a sua carreira no país com uma vitória, tendo em conta que o objectivo é avaliar os jogadores.

 

 

Fonte:Opais

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.