CAMPEÃO DOMINA QUASE EM TODOS ESCALÕES
A hegemonia do Golfinhos nos últimos “nacionais” revela-se pelo seguinte: dominou em quase todos os escalões. Foi campeão em seniores masculinos e femininos, através dos irmãos Valdo e Raquel Lourenço; em juniores masculinos, por Igor Mogne; em juvenis masculinos e femininos, por Jalik Tavares e Gisela Cossa; em infantis femininos, por Farah Semá; em iniciados femininos, por Nancy Garcia; e em pré-iniciados masculinos, por Mário Cossa.
O campeão falhou apenas três títulos, nomeadamente de juniores femininos, ganho por Jéssica Francisco, do Ferroviário de Maputo; de infantis masculinos, pertencente a Allan Tamele, do Ferroviário da Beira; e de iniciados femininos, da autoria de Valentim da Costa, do Tubarões. A prova de pré-iniciados femininos não se realizou.
De salientar que os campeonatos contaram com a presença simbólica das equipas do Clube Naval e Nguenhas de Matendene, que levaram alguns nadadores de palmo-e-meio (em formação) para desfilarem, perspectivando o futuro.
O Naval trouxe aos “nacionais” sete nadadores, enquanto o Nguenhas apresentou-se com quatro. Entretanto, nenhum conseguiu os mínimos de pontuação e, como consequência, nenhuma das equipas pontuou.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Golfinhos 1804 pontos
Tubarões 1008 pontos
Ferroviário da Beira 565 pontos
Ferroviário de Maputo 412 pontos
Desportivo 83 pontos
SALVADOR NHANTUMBO
Fonte:Jornal Noticias