Brasil no caminho de Moçambique
A Selecção Nacional de Futsal ficou a conhecer, na madrugada da sexta-feira última, os seus adversários na fase de Grupos do Campeonato do Mundo de 2016, organizado pela Colômbia, entre os dias 10 de Setembro e 1 de Outubro cujos palcos são as cidades de Cali, Bucaramanga e Medellin.
Pela disposição do pote (4) que Moçambique ocupava, juntamente com três outras selecções estreantes neste tipo de provas (Uzbequistão e Vietnam, pela Asia e Azerbaijão, representante Europeu), já se previa que um colosso cruzaria o caminho do nosso país na fase de grupos do Campeonato de Mundo de Futsal que vai sendo preparado pela Colômbia. Calhou o Brasil, cinco vezes campeão mundial, o que faz dele a equipa mais laureada na história dos mundiais da FIFA em Futsal, onde sempre esteve presente.
RANKING DA FIFA FAVORÁVEL AOS ADVERSÁRIOS
A Auriverde, nome pelo qual é conhecida a selecção brasileira, dominou as primeiras edições, erguendo o troféu na Holanda em 1989, Hong Kong 1992 e Espanha em 1996. Precisamente a Espanha, quebrou a sua hegemonia em 2000 e nas semifinais de Chinese Taipei em 2004, onde ficou em 3º lugar. Contudo, recuperou o titulo em seu próprio país em 2008 e voltou a vence-lo na Tailândia, em 2012.
Moçambique e Brasil defrontaram-se por algumas ocasiões no Grand Prix de 2007 e 2009 e os números apontam para duas vitórias para o país de samba, primeiro por 2-1 e outro por 2 a 10. No actual ranking da FIFA, Brasil é o número 1 mundial com 1925 pontos e Moçambique ocupa o lugar 52 com 992 pontos.
Completam o Grupo D, as selecções da Ucrânia (8º lugar do ranking), que chega a este campeonato como vencedor seu grupo de qualificação a frente da Hungria, Bélgica e Inglaterra e, finalmente, a Austrália que recorde-se, disputou os jogos da qualificação na Confederação Asiática de Futebol (AFC), é o actual número 23 do ranking.
Moçambique já jogou uma vez, e perdeu, com a Ucrânia (7-1) no Grand Prix de 2008.
É a primeira vez, no seu historial, que Moçambique defrontará a Austrália.
Fonte:Desafio