Boa ementa em Maputo e na Beira

AS cidades de Maputo e Beira são o centro das atenções na sexta jornada do Moçambola-2014. Costa do Sol-Ferroviário de Nampula é o mais aguardado da ronda.
Na Beira, o vice-campeão, Ferroviário, recebe o campeão, Liga Muçulmana.O Costa do Sol tentará, na tarde de amanhã (15.00 horas), buscar o ar da sua graça, vencendo o Ferroviário de Nampula para manter-se na corrida ao título.
Para o efeito, a perfeição pode não ser suficiente, pois pela frente estão uns “locomotivas” de Nampula que continuam invictos na prova e mais do que isso ainda não perderam qualquer ponto até aqui, pelo que são líderes isolados, com 15 pontos.
A margem de erro é bastante diminuta para a equipa de Matchiki-Tchiki, daí que todo o cuidado é pouco. Uma derrota até pode forçar uma grande ira dos adeptos, que certamente irão pedir a “cabeça” do técnico.
É nesta conjuntura pouco famosa que os “canarinhos” recebem o Ferroviário de Nampula que vem bastante moralizado, sobretudo pela goleada imposta ao seu homónimo de Maputo, na ronda transacta, por 3-0. O último confronto entre as duas formações saldou-se numa vitória da equipa do norte, por 1-0, em Maputo.
Ainda na capital do país, o Ferroviário de Maputo, na ressaca da goleada sofrida em Nampula, no último domingo, recebe o Estrela da Beira. À partida, os “locomotivas” são de longe favoritos à conquista dos três pontos, mas a derrota em Nampula pode ter deixado a equipa com baixos índices de confiança.
Na Beira há um aliciante Ferroviário-Liga Muçulmana, outra partida aguardada com enorme expectativa, que é de resultado imprevisível, apesar de os “locomotivas” de Chiveve não terem tido a garra dos últimos dois anos neste arranque do campeonato.
Os “muçulmanos” vêm de um resultado bem conseguido frente ao Ferroviário de Quelimane e querem vencer no Chiveve para continuarem no pelotão da frente.
Em Quelimane, o Ferroviário local recebe o Maxaquene, actual segundo classificado. Na ressaca da pesada goleada sofrida em Maputo, os “locomotivas” de Nacir Armando pretendem reconciliar-se com os seus adeptos, pelo que não se antevê vida fácil para um Maxaquene que tem vindo a fazer uma boa campanha, secundada por esclarecedores 4-0 impostos ao Desportivo de Nacala, no domingo.
O aflito Chibuto recebe o Têxtil de Púnguè, numa partida, diga-se, de duas equipas do mesmo “campeonato”. As duas equipas vêm de um empate, coincidentemente na Beira, pelo que no duelo de domingo as duas formações deverão “atirar-se” à busca dos três pontos, sob o risco de comprometerem as suas aspirações na prova.O Chibuto, uma das sensações das duas últimas temporadas, ainda não venceu, volvidas cinco rondas.
Em Nacala, o Desportivo local terá pela frente o Desportivo de Maputo. Os “canarinhos”, à semelhança do Chibuto, ainda não venceram, pelo que os seus exigentes adeptos olham para esta partida como uma oportunidade ímpar para o efeito.
Mas pela frente terão uns “alvi-negros” que desde que venceram na ronda inaugural andam à procura do segundo triunfo no Moçambola.
O Ferroviário de Pemba, uma das muitas equipas que ainda não venceram nesta prova, recebe a aguerrida HCB, em jogo que se espera seja um ponto de viragem para o representante de Cabo Delgado.
À excepção do Costa do Sol-Ferroviário de Nampula, que tem lugar amanhã, todos os desafios serão disputados no domingo, a partir das 15.00 horas.
CALENDÁRIO DE JOGOS
AMANHÃ
Campo do Costa do Sol
15.00h: Costa do Sol-Fer. Nampula
DOMINGO
Estádio da Machava
15.00h: Fer. Maputo-Estrela da Beira
Campo do Ferroviário da Beira
15.00h: Fer. Beira-Liga Muçulmana
Campo Municipal de Chibuto
15.00h: Chibuto-Têxtil de Púnguè
Campo do Sporting de Quelimane
15.00h: Fer. Quelimane-Maxaquene
Campo da Bela Vista em Nacala
15.00h: Desp. Nacala-Desp. Maputo
Estádio Municipal de Pemba
15.00h: Fer. Pemba-HCB
Fonte:Jornal Noticias