Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Bento melhor na maratona da Zona V

 

O terceiro lugar alcançado pelo atleta do Matchedje Bento Gervásio,foi o máximo que Moçambique conseguiu na II edição da Maratona Olímpica Internacional da AUSCR5 (African Union Sport Council – Region 5 ou Conselho do Desporto da União Africana – antes designado por SCSA, disputada sábado ligando as cidades da Matola e Maputo.

 

Bento, que até conseguiu fazer cerca de 30km no pelotão da frente com outros seis concorrentes (três nacionais, um zambiano, outro malawiano e um da suázi), não teve frescura física para aguentar com a prova de 42.195km iniciada na rotunda da Matola-Gare. E à medida que se aproximava da meta (Parque dos Continuadores) o moçambicano foi perdendo alguns segundos, ao ponto de chegar ao fim em terceiro (2.18.51 horas) atrás do zambiano Melhewss Mataya, vencedor da prova com o tempo de 2.17.59 horas, e do malawiano Harry Sichiali (2.18.06 horas).

 

A primeira maratona que o país acolhe (a tradição é de meia maratona), decorreu sob lema África, Olimpismo em Acção, contando, como tem sido hábito em provas de estrada, com mais de 100 corredores, mas ao longo do percurso o número reduziu, com menos da metade a chegar à meta correndo. A maioria dos que ficaram pelo caminho são moçambicanos, destacando-se Sina Jaime, especialista em provas de estrada. Aliás, em femininos o país não foi por aí além – apenas uma veterana, Cândida Fernanda, que fez 3.35.08 horas, chegou à meta – ao contrário do sector masculino, no qual se destaca, para além do terceiro lugar alcançado por Bento, o quarto posto de Pomberah António e o quinto de Betinho Gervásio.

 

 

Fonte:Desafio