“Basket Show” arranca sábado

A OITAVA edição do torneio inter-escolar de basquetebol infanto-juvenil, “Basket Show”, arranca próximo sábado na capital do país, com a efectivação de duas partidas que serão antecedidas por uma cerimónia de abertura.
O acto terá lugar no pavilhão do Maxaquene a partir das 13:00 horas. Esta edição terá a participação de um total de 18 equipas/escolas, sendo 12 em masculinos e seis em femininos.
Em masculinos teremos as Escolas Secundárias da Matola, São Dâmaso, Josina Machel, Eduardo Mondlane, Polana, Noroeste I, Manyanga, Mandela, São Joaquim, Colégio Midas, Kitabu e Avenida Eduardo Mondlaene.
Em femininos, lutarão pelo “canecão”, a Matola, Malhazine, Noroeste II, Josina Machel, São Dâmaso e Nelson Mandela.O primeiro jogo desta edição irá opor a Escola Secundária Francisco Manyanga à sua congénere da Nelson Mandela. O segundo jogo colocará frente-a-frente a Avenida Eduardo Mondlane à Secundária da Matola.
Em femininos, o torneio só deverá arrancar em agosto, altura em que a prova de masculinos entrará na sua segunda fase.Intervindo no lançamento da competição, o administrador comercial da mCel, empresa patrocinadora, Cláudio Chiche, enalteceu o facto de a oitava edição coincidir com a expansão do torneio pelas províncias de Sofala e Nampula, esperando-se que outros pontos do país venham beneficiar da iniciativa nos próximos anos.
“Estamos a avaliar a possibilidade de chegar às outras províncias. Este ano estamos pela primeira vez fora de Maputo, tudo na perspectiva de divertirmos os jovens convenientemente para além de incentivá-los a praticar o desporto”, frisou.
Em representação do Ministério da Educação, Eurico Banze, ressalvou que o evento é bastante importante na formação de jovens, pois confere-lhes uma diversão sã, o que faz diferença.
“A expansão do “Basket Show” para Beira e Nampula é, sem dúvidas, um passo importante, mas é mais importante o envolvimento da mulher nesta competição. Acreditámos que os jovens de outras províncias estão muito ansiosos em disputar esta competição”, realçou.