Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Basebol e Softbol no país terá apoio da federação internaciona

 

A Federação Internacional de Basebol e Softbol pretende ajudar Moçambique na criação de uma federação da modalidade. A intenção foi manifestada por Fraccari Riccardo, no encontro que manteve com a Associação de Basebol da Cidade de Maputo, no Comité Olímpico de Moçambique, na passada sexta-feira, na presença de vários órgãos do Governo, no que ao nível do desporto diz respeito, nomeadamente o Instituto Nacional do Desporto, a Direcção Nacional do Desporto, a Inspecção Nacional do Desporto, entre outros.

 

A federação internacional desta modalidade pretende que o Basebol e o Softbol sejam praticadas não só pelos clubes, mas que as escolas sejam também parte desta massificação. Daí que vai apoiar o nosso país em material desportivo da prática desta modalidade, nomeadamente em tacos, bolas e material de protecção.

 

É no âmbito da massificação da modalidade que a Federação Internacional de Basebol e Softbol pretende ajudar a associação de Maputo a formalizar-se em federação nacional.

 

A massificação que se pretende dar a esta modalidade vai iniciar nas escolas, passando pelos bairros até desaguar nos clubes. Mas é preciso que o Governo dê o seu apoio para a materialização desse objectivo. José Dimitri, inspector-geral do Ministério da Juventude e Desportos, diz que vai ser missão do Governo ajudar na implementação das actividades e implantação da Federação Moçambicana de Basebol e Softbol.

 

Para a associação de basebol da capital, o apoio que a federação internacional da modalidade e o Governo moçambicano pretendem emprestar ao desporto da bola e do taco será bem vindo, uma vez que vai ajudar com que esta organização materialize os seus sonhos e possam massificar-se ainda mais, segundo disse Vladmir Chongo, presidente da Associação de Basebol da Cidade de Maputo.

 

Para a formalização desta modalidade em federação, a associação deverá iniciar um trabalho jurídico, com a criação de estatutos e de uma sede própria para o seu funcionamento.

 

O basebol é praticado em Moçambique há mais de 15 anos, no Parque dos Continuadores, através de uma associação existente na cidade de Maputo. Neste sábado, na presença dos responsáveis da Federação Internacional de Basebol e Softbol, os atletas moçambicanos fizeram uma demonstração do que sabem fazer na prática desta modalidade.

 

 

Fonte:Opais

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.