Atletismo com novos formadores
UM total de 40 elementos, na sua maioria professores de Educação Física, seleccionados nas províncias de Sofala, Tete, Manica, Zambézia, Cabo Delgado, Niassa e Nampula, concluíram sábado passado na capital desta última um curso de formação de formadores de atletismo, no âmbito da materialização do programa da Federação Internacional do Atletismo Amador (IAAF), denominado “Kids Athlectic”.
António Muquina, presidente da Associação Provincial de Atletismo de Nampula, disse, falando a propósito desta formação, que a mesma surge com o objectivo fundamental de dinamizar a prática do desporto, em particular o atletismo, principalmente nas camadas juvenis ao nível do país, onde igualmente a área de formação é prioritária para o estímulo da inserção dos educandos na ocupação sã dos tempos livres.
Muquina acrescentou que “esta é também uma das acções de formação que garantem a massificação do desporto, em particular o atletismo. Por isso, também é nosso desejo que as associações, clubes desportivos, escolas e núcleos desportivos saibam valorizar estas oportunidades ímpares da formação contínua dos formadores ou treinadores”.
Camal Badul, vogal da Federação Moçambicana de Atletismo (FMA), por seu turno, afirmou que com a conclusão daquela formação estão criadas as condições necessárias para a massificação da modalidade, uma vez que os formandos terão a importante missão de fazer réplica, sobretudo nas suas províncias.
A directora provincial da Juventude e Desportos de Nampula, Ângela Reane, chamou atenção aos participantes do curso sobre a necessidade de usarem os conhecimentos adquiridos para o alcance dos objectivos essenciais que foram traçados no programa de formação de formadores das regiões centro e norte do país.
Reane realçou que sem o contributo que se deseja dos recém-formados o programa não poderá lograr sucessos, daí que apelou igualmente aos professores e outras pessoas participantes do curso muita prudência no trabalho por forma a darem a sua contribuição na formação sã e integral das crianças ou jovens.
Ela disse esperar que com aquela formação a província de Nampula possa caminhar bem nos próximos tempos na massificação do atletismo. Ou por outra, Nampula terá um atletismo vigoroso e pujante.
Fonte:Jornal Noticias