Associação analisa agressão de Mussanito
O CONSELHO de Disciplina (CD) da Associação de Boxe da cidade de Maputo (ABOCM) reúne-se esta tarde, a parti das 16.00 horas, para analisar o comportamento do pugilista do Ferroviário Mussanito Almeida, que agrediu o seu adversário na noite de domingo na final do campeonato da “nobre-arte”.
Segundo António Paulo, secretário-técnico da ABOCM, hoje será decidida a abertura ou não de um processo disciplinar contra o pugilista Mussanito Almeida, que pode culminar com a suspensão por algum tempo, ou no pagamento de uma multa pecuniária, para além de assumir danos à integridade física do agredido.
Mussanito Almeida agrediu Augusto Mathule, do Estrela Vermelha, na final dos 75kg, numa atitude de todo reprovável, pois o adversário se havia desequilibrado, no chão, situação que geralmente faz com que o combate seja imediatamente interrompido.
Mussanito, ao invés de observar os ditames da “nobre-arte”, optou por agredir o adversário, que estava estatelado, até que o árbitro do combate, Filipe Limónio, interviesse para evitar que o pior acontecesse.
Na sequência disso, como punição imediata, o atleta “locomotiva” foi desqualificado, não tendo direito sequer à medalha de prata, que na pior das hipóteses é amealhada pelo finalista vencido.
O comportamento do pugilista chocou a todos que estiveram naquela noite fria no pavilhão do Estrela Vermelha, não se sabendo o que teria movido Mussanito a tomar uma decisão tão irreflectida.
Esta agressão foi do resto a grande mancha do campeonato, ganho, entretanto, pelo Ferroviário, que regressa aos títulos três anos depois.
Fonte:Jornal Noticias