Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Assembleia-Geral da Liga debate curso do Moçambola

 

Ao que tudo indica, desta vez será mesmo a sério. A Assembleia-Geral da Liga Moçambicana de Futebol vai efectivamente acontecer, esta quarta-feira, em Maputo, tendo como um dos pontos de destaque o curso normal do Campeonato Nacional da 1ª Divisão (Moçambola), cujo arranque está previsto para o próximo sábado, dia 4 de Março.


A intempestiva não realização da sessão que tinha sido agendada para 11 de Fevereiro, devido à falta de quórum – ficaram ausentes seis clubes -, facto que acabou concorrendo para o adiamento do início do Moçambola, deixou desgastada a Liga Moçambicana de Futebol, patrocinadores do campeonato e amantes da modalidade, ao se colocar em causa a maior competição futebolística do país.


Desta vez, com a lição devidamente estudada, a reunião magna da Liga Moçambicana de Futebol irá mesmo realizar-se, independentemente da existência, ou não, de quórum, pois a presidência da Mesa da Assembleia-Geral acautelou-se para o efeito, para além de os próprios clubes acharem-se com o compromisso de nela tomarem parte.


O adiamento do início do Moçambola por duas semanas trará consequências à programação inicialmente feita, em concordância entre Federação e Liga e considerando outras competições, assim como os compromissos da selecção nacional.


Uma das consequências imediatas tem a ver com o aumento de jornadas a serem disputadas a meio da semana, que deverão passar de oito para dez, numa temporada já de si cheia de provas.


No encontro desta quarta-feira, os associados da Liga Moçambicana de Futebol irão passar em revista o desempenho da Direcção da instituição, apresentados o plano de actividades e orçamento para 2017 e a entrada em vigor do Regulamento de Disciplina da Federação Moçambicana de Futebol, a partir deste campeonato. Igualmente, estará na mesa a questão logística do Moçambola, tendo em conta o ingresso de novos clubes, casos da Universidade Pedagógica do Niassa, Textáfrica do Chimoio e Associação Desportiva de Macuácua.


Recorde-se que o Moçambola terá como ponto de partida o campo da Soalpo, no Chimoio, no próximo sábado, com a realização do Festival de Abertura, opondo o jogo inicial o Textáfrica à Associação Desportiva de Macuácua.


No domingo, completar-se-á a ronda com os embates Maxaquene-Ferroviário de Maputo, Costa do Sol-Liga Desportiva de Maputo, Clube do Chibuto-Ferroviário de Nacala, União Desportiva do Songo-1º de Maio de Quelimane, ENH de Vilankulo-Ferroviário de Nampula, UP-Niassa-Chingale de Tete e Desportivo de Nacala-Ferroviário da Beira.
 
 
Alexandre Zandamela, Maputo
 
 
 
Fonte:Abola