Arranca “Nacional”de Inverno
ARRANCA na manhã de hoje, na cidade da Beira, a disputa do Campeonato Nacional de Natação do Inverno de Piscina Longa (50 metros), envolvendo nadadores em representação de clubes de Maputo, Inhambane, Tete, Nampula, Zambézia, Sofala, Manica e Cidade de Maputo.
A jornada inaugural tem início previsto para as 9.00 horas na piscina olímpica do Ferroviário da Beira, com uma prova mista de 1500 livres, nas categorias deinfantis, juvenis, juniores e seniores.Seguir-se-ão provas de 50 costas, com a integração de pré-iniciados, em ambos sexos.Também estão previstas provas de 100 metros livres em ambos sexos para iniciados, juvenis, juniores e seniores, fechando a jornada com competições de estafetas 4x50 metros para todos os escalões.
Para conferir maior competição ao certame, a Federação Moçambicana de Natação (FMN) definiu dois níveis de competição, sendo o primeiro para atletas com menor performance e sem mínimos de pontuação e o segundo para os que tem maior rodagem e com tempos mínimos de pontuação. Os atletas pontuam ao nível individual e colectivo.
Os nadadores dos clubes de Maputo, com destaque para Tubarões e Golfinhos, são os principais candidatos a conquistar os prémios individuais, devendo enfrentar a concorrência dos rivais do Ferroviário da Beira, mais familiarizados com a piscina de 50 metros, onde se treinam e competem localmente. Os atletas da maioria das províncias chegam à Beira sem ritmo competitivo para concorrer para os primeiros lugares, muito por culpa da escassez de provas nas suas cidades.
Para além de servir para o apuramento dos campeões nacionais individuais e colectivos dos diferentes escalões, o campeonato é uma oportunidade para a federação avaliar e escolher talentos para os programas das selecções nacionais para aagenda internacional da modalidade, com enfoque para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
Fonte:Jornal Noticias