Aníbal Manave e Joel Libombo disputam presidência do COM
Aníbal Manave e Joel Libombo são os candidatos à presidência do Comité Olímpico de Moçambique (COM), cujas eleições foram convocadas para dia 13 de Abril próximo, na cidade de Maputo. A marcação do pleito eleitoral foi durante a Assembleia-Geral realizada quarta-feira e que apreciou, entre outros assuntos, os relatórios de actividades e contas do período 2013-2015.
Para já o elenco actual mantém a tradição de há oito anos e o secretário-geral, Aníbal Manave, avança como candidato para a presidência, tal como acontecera com Marcelino Macome quando deixou o cargo executivo para presidir o COM em substituição de Fernando Ganhão (falecido). Para além de ser secretário-geral do COM, Manave foi atleta do Maxaquene, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol e actualmente preside a FIBA Africa - Zona VI, é membro executivo e comissário daquele organismo.
Já Joel Matias Libombo é docente de profissão, mas notabilizou-se no dirigismo, primeiro como director nacional dos Desportos, Vice-Ministro da Cultura, Juventude e Desportos e depois Ministro da Juventude e Desportos.
Enquanto Manave é de continuidade, Libombo é proposto por um grupo de 11 federações, que se mostram insatisfeitas com o desempenho do COM e anunciaram o seu candidato de “consenso” no dia 13, dois dias antes da plenária que marcou as eleições.
Atanásio Zandamela/Luís Muianga
Fonte:Desafio